8 DE ABRIL, DIA DA NATAÇÃO

A natação é muito indicada para aqueles que têm problemas respiratórios, como asma e bronquite, pois fortalece os músculos torácicos, ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Tema discutido hoje no Programa Estação Livre na Rádio Aliança FM 99,9 apresentado por Claudemir Lima com participação de Rosely Pereira no quadro É Bom Saber.

Via Amaral

No dia 8 de abril é comemorado o Dia Nacional da Natação. Essa data foi criada para incentivar e promover a prática do esporte. Como todos já sabem, esse esporte é excelente para a saúde e é considerado o mais completo de todos, isso porque movimenta e estimula todos os músculos do corpo!

Atualmente, a natação é um dos esportes mais praticados no Brasil !

História

Essa prática é quase tão antiga quanto a existência humana. Em tempos primitivos, a natação era um meio de sobrevivência para os homens que precisavam fugir de animais e também era usada para sustentar os humanos que caçavam em rios, lagos, e no mar para se alimentar.

Embora os índios já nadassem em águas brasileiras há muito tempo, a natação somente foi reconhecida no Brasil como um esporte oficial em 1897, sendo realizado o 1º Campeonato Brasileiro de Natação no ano seguinte.

Natação como esporte olímpico

Desde os seus primórdios, a natação passou por diversas mudanças até ter seus estilos definidos e se tornar um esporte oficialmente. A primeira competição oficial aconteceu em 1858 na Austrália.

Em 1896, a natação entrou nas edições dos Jogos de Atenas, a primeira Olimpíada da Era Moderna. Nessa ocasião, foram disputadas apenas 3 provas que aconteceram no mar: 100m livre, 500m livre e 1.200m livre.

A estreia da primeira equipe de natação em uma olimpíada foi em 1920 na Antuérpia, mas o primeiro nadador brasileiro a subir ao pódio só atingiu esse feito 32 anos depois. Isso aconteceu em 1952 nas olimpíadas de Helsinki, onde o nadador Tetsuo Okamoto ganhou medalha de bronze nos 1500m livre. Na história feminina em olimpíadas, 1912 foi o ano marcante para as mulheres, que puderam finalmente competir. Não podemos deixar de mencionar também a participação de Maria Lenk, que foi a primeira mulher brasileira e sul-americana a participar de uma Olimpíada, em 1932. A atleta continuou nadando e competindo até seus 92 anos.

A natação brasileira foi se desenvolvendo a cada ano e tem conquistado muitas vitórias, destacando-se no cenário mundial.

Beneficios

A natação traz diversos benefícios para seus praticantes, como já mencionamos em matéria no blog “Natação, 10 Benefícios Que você Não Sabia“. O fortalecimento do coração, melhora na respiração e nas articulações, aumento da autoestima, redução de peso, fortalecimento muscular e melhor alongamento são alguns dos benefícios desse esporte.

Em 1 hora de prática de natação em ritmo moderado você pode perder cerca de 500 calorias! Mas é claro que para que haja uma perda de peso constante, você precisa aliar o exercício com uma dieta balanceada.

A natação é muito indicada para aqueles que têm problemas respiratórios, como asma e bronquite, pois fortalece os músculos torácicos, ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

Além disso, esse esporte pode ser praticado durante a vida todo, desde os primeiros meses de vida até a velhice.

Mas existem outros benefícios da natação que você pode nunca ter imaginado!

Natação: 10 benefícios que você não sabia!

  1. Coração: Os movimentos corporais de braços, pernas e tronco, associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca, eliminando a gordura existente ao redor do coração, tornando esse órgão vital mais forte e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares, já que ocorre um aumento na capacidade de bombear sangue pelo corpo, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.
  2. Respiração: Por ser praticada em um ambiente úmido, a natação pode ajudar a reduzir e previnir os sintomas de asma. Também é responsável por fortalecer os músculos toráxicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.
  3. Articulações: A prática da natação é livre de impacto por ser praticada na água e permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos, já que músculos maiores e mais fortes exigem tendões e ligamentos bem lubrificados, resistentes e agéis.Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, pois o esporte mantem as articulações soltas e flexíves.
  4. Autoestima: Nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais.Investigadores da Universidade da Carolina do Sul seguiram 40.547 homens e mulheres, com idades dos 20 aos 90 anos, durante 32 anos e descobriram que aqueles que nadavam tinham uma taxa de mortalidade inferior em 50% em relação a corredores, praticantes de caminhada e sedentários.
  5. Anti-stress: Para conciliar respiração e movimentos corporais, é necessário um grande nível de concentração. Um momento em que sua mente esta livre, pensando apenas no seu corpo, distanciando dos problemas do dia-a-dia. Esse processo também libera hormônios do bem-estar: as endorfinas, gerando sensações agradáveis e relaxantes. O som da respiração aliado ao som da água, age como um mantra em nosso subconsciente.
  6. Redução do risco de diabetes: Para diminuir os índices de diabetes, nada melhor do que os exercicios aeróbios. Um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2.
  7. Melhora do colesterol: Por ser uma atividade altamente aeróbia, cabe a natação conseguir balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL, o colesterol bom! Além disso também consegue manter as nossas artérias saudáveis e renovadas.
  8. Controle do peso: A natação é uma dos melhores métodos de queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequencia e intensidade do treino.
  9. Melhora da força e tonus musculares: Pelo fato da água ser 12  vezes mais densa do que o ar e o nadador ter que se propulsionar na água, ocorre um trabalho de resistência, que é o princípio básico da tonificação muscular e incremento de força.
  10. Super alongamento: Para nadar, o único equipamento que precisamos é nosso próprio corpo. Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até à ponta do dedo do pé.

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