Chico Gamba, empresário da agricultura, candidato oficial a prefeito por Alta Floresta (MT)

O Portal Altonorte está realizando uma série de entrevistas para apresentar o perfil de cada candidato a prefeito na região norte de Mato Grosso.

Por Claudemir G. de Lima

O perfil apresentado hoje é do empresário agricultor e candidato oficial a prefeito em Alta Floresta (MT) Valdemar Gamba (PSDB), popularmente, “Chico Gamba”, nome registrado também para campanha. Chico Gamba nasceu na cidade de São Miguel do Iguaçu, Paraná, e é um dos pioneiros em Alta Floresta (MT), chegando na cidade em 1978 para trabalhar na agricultura juntamente com os pais e irmãos. Neste período, a febre era a da exploração do ouro através dos garimpos. “Isso no entanto, não os tirou da agricultura, mas reforçou o sonho de juntos, se tornarem grandes produtores rurais, o que de fato aconteceu”, diz Chico.

Chico Gamba foi secretário de Agricultura do município e diz que durante seu trabalho contribuiu “para retirada do nome de Alta Floresta entre os municípios que mais desmatavam na Amazônia, além de estar sempre envolvido nas causas sociais do município, onde realizou eventos como “Dia no Campo” por mais de 15 anos consecutivos”. O candidato destaca ainda que estabeleceu “parcerias e suporte às instituições de pesquisa e ensino e contribuiu com o tratoraço em Brasília, contestação da praça do pedágio, dentre tantas outras lutas”.

O candidato vem para o pleito eleitoral pela coligação “Pra Frente Alta Floresta” com os partidos PSDB (Partido Social Democrático Brasileiro), PSC (Partido Social Cristão), PL (Partido Liberal) e PSD (Partido Social Democrático). Rose do Tradição é a candidata a vice filiada no PSC (Partido Social Cristão).

Perguntado sobre o motivo pelo qual pretende ser prefeito por Alta Floresta (MT), Chico Gamba diz que Alta Floresta o acolheu e também “proporcionou meu desenvolvimento, da minha família e vejo que ainda posso somar muito com nossa cidade. Estar prefeito de Alta Floresta, é a oportunidade de retribuir a esta terra, tudo de bom que ela me ofertou. Além disso, vivenciamos um momento chave em nossa cidade, a expansão do agronegócio e deste modo, podemos pautar uma nova realidade a partir de nossa experiência na área, fortalecendo o coletivo, melhorando a qualidade de vida através da educação, saúde e infraestrutura, numa gestão de resultados e transparência”.

Reservamos um espaço para que o candidato Chico Gamba expusesse um resumo de suas principais propostas de gestão para Alta Floresta (MT); vejamos:

O intuito de nossa gestão é oportunizar e canalizar iniciativas que pautem o desenvolvimento de Alta Floresta, em suas múltiplas dimensões, pensando na produtividade, no meio ambiente e no ser humano enquanto centro dessa relação. Precisamos olhar mais para nossa cidade, enquanto ambiente que vivemos, oportunizando mais negócios ao nosso comércio, melhor escoamento de nossa produção, melhorando a qualidade de vida através de equipamento públicos e principalmente, estruturando uma saúde que atue de modo preventivo além de uma educação que paute o futuro de nossa gente. Em nosso plano de governo, atuamos em quatro eixos, sendo eles: Cidadania Ativa e Valor a Vida; Bem-estar e Qualidade de Vida; Cidade Inovadora e Empreendedora; Desenvolvimento Econômico: Atuação Regional e Visão Global. Queremos implantar um projeto piloto que de fato entenda e paute uma educação integral que contemple não só nossas crianças, mas que dê qualidade de vida para que nossas mães possam trabalhar com a tranquilidade que ela merece, alinhando a interação de nossos setores com demais pastas, como assistência social, saúde, de modo a termos uma gestão plena no árduo trabalho de possibilitar uma melhor qualidade de vida e nossos munícipes. Para isso, temos um olhar também na inovação e no empreendedorismo governamental, onde queremos pautar uma prefeitura digital, com alternativas e suporte mobile para que os cidadãos tenham agilidade, possa consultar seus dados juntos ao paço municipal e que de fato tenham serviços de qualidade. Pensamos no desenvolvimento pleno de Alta Floresta, seja no eixo produtivo onde agora temos um grande momento e muitas oportunidades pelo agronegócio, de criarmos um encadeamento produtivo, pensando no comércio e na geração de emprego e renda. Vivemos um importante momento e sabemos, temos o conhecimento e a abertura para pautar este importante momento para Alta Floresta”.

Outra pergunta feita pela redação a cada candidato é que se acredita se é possível mudar o mundo através da política. “É pela política que transformamos o mundo. Acredito que devemos ser a transformação que queremos, se quero ter uma cidade melhor, tenho que somar, se não concordo com o cenário vigente, tenho que propor alternativas, e assim, me proponho enquanto uma alternativa para que juntos, possamos ter e construir uma Alta Floresta melhor para todos nós”, afirma Chico Gamba.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alta Floresta (MT) conta com 39.910 eleitores aptos a votar, destes (89,80%) ou seja 35.840 poderão votar por meio de biometria. Eleitores sem biometria correspondem a 10,20%, o que equivalem a 4.070 eleitores. Dois eleitores com nome social estão aptos a votar. A estatística mostra que 19.969 eleitores são do sexo feminino e 19.941 eleitores são do sexo masculino. Dados mostram que 49,2% dos eleitores disseram ser solteiros, 41,2% se declararam casados, ainda há viúvos, separados judicialmente e divorciados

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 147.918.483 eleitores brasileiros estão aptos a votar nas Eleições 2020. Esses eleitores vão eleger novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios espalhados pelo país no pleito marcado para o dia 15 de novembro

Em Mato Grosso, 2.317.102 eleitores estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano em 141 municípios espalhados pelo estado.

As eleições municipais foram adiadas para 15 de novembro para votação de primeiro turno. Em Mato Grosso, os eleitores terão que escolher, além dos representantes municipais, um senador ou senadora para a vaga em aberto no senado federal.

O Portal Altonorte está realizando uma série de entrevistas para apresentar o perfil de cada candidato a prefeito na região norte de Mato Grosso.

O candidato a prefeito que queira que publique seu perfil informativo com as respostas do questionário feito pela redação pode procurar a equipe de jornalismo através do e-mail: [email protected].

One thought on “Chico Gamba, empresário da agricultura, candidato oficial a prefeito por Alta Floresta (MT)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Vacinação contra a poliomielite começa na próxima segunda-feira (05) em Colíder (MT)

qua set 30 , 2020
O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de um a quatro anos. Já para a multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de […]