Em Vera (MT), o MP recomenda distanciamento e não-obrigatoriedade de ir às aulas

Post por Claudemir Lima via MPMT

Foto: MPMT

A Promotoria de Justiça de Vera (a 458km de Cuiabá) recomendou ao Município o distanciamento social de servidores do grupo de risco nas escolas e a não-obrigatoriedade de alunos frequentarem aulas presenciais durante pandemia do Novo Coronavírus. A notificação recomendatória foi encaminhada ao prefeito Municipal Moacir Luiz Giacomelli, e à secretária municipal de Educação, Cecília Gabriela Moraes.

A recomendação do Ministério Público foi expedida em razão da publicação do Decreto Municipal nº 043/2020, datado de 05 de maio de 2020, que determinou retorno parcial das atividades escolares no município a partir de 18 de maio, prevendo duas situações que contrariam as medidas de distanciamento social seletivo. São elas: a dispensa da frequência presencial apenas aos servidores inseridos no grupo de risco que comprovadamente se apresentarem descompensados em suas doenças e ausência de disponibilidade de material de estudo em casa (atividades não-presenciais).

O promotor de Justiça Willian Oguido Ogama então recomendou o “distanciamento social, nas atividades presenciais, dos servidores maiores de 60 anos e de pessoas que possuem doenças crônicas, independentemente de ‘estarem descompensados em suas doenças’”, bem como que seja possibilitado o “acesso de material de estudo em casa (atividades não-presenciais), sem prejuízo ao processo de aprendizagem, aos alunos que assim desejarem, durante o período da pandemia”.

Além do decreto municipal, o promotor de Justiça considerou que “na Regional de Saúde Teles Pires, que engloba o Município de Vera, o coeficiente de Incidência (Incidência de Covid-19 por 1.000.000), na data de 04 de maio de 2020 era de 94,95, sendo a ameaça classificada como de risco muito alta e o coeficiente de letalidade de 9,8%”. Willian Oguido Ogama considerou também que dos 13 óbitos de casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso, 11 atestaram comorbidades e/ou eram do grupo de risco: hipertensão, diabetes, cardiopatia e obesidade.

Acesse aqui a recomendação.

por ANA LUÍZA ANACHE

Foto (manchete): Cecilia Bastos/USP Imagens

Fonte: via MPMT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Mensagem da Band dia 11/05/20

seg maio 11 , 2020
A vida é agora