Foto mostra crianças estudando pelo rádio durante epidemia de pólio nos EUA em 1937

Via G1

É #FATO que foto mostra crianças estudando pelo rádio durante epidemia de pólio nos EUA em 1937 — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais uma foto em preto e branco que mostra quatro crianças estudando ao lado de um rádio. Uma legenda diz que a foto é de 1937 e que os alunos passaram a ter aulas remotas em razão da poliomielite. “Em Chicago, as escolas foram fechadas e os professores passaram a dar aulas pelo rádio. Agora em 2021, a família e a escola estão vivendo novamente um começo de ano letivo desafiador. Toda vez que bater aquele aperto no peito, olhe para essa foto e lembre-se: vai passar”. É #FATO.

 — Foto: G1

— Foto: G1

A imagem realmente mostra crianças tendo aula pelo rádio, em 1937, na cidade de Chicago. A imagem está disponível no banco de imagens Getty Images.

A legenda da foto no banco de imagens diz: “Crianças ouvindo aulas no rádio. Devido à epidemia de paralisia infantil em Chicago, a reabertura das escolas foi atrasada. Os alunos receberam um curso pré-estabelecido por meio das rádios, de acordo com um cronograma elaborado por vários diretores de escolas. Alguns dos alunos ouvindo a transmissão escolar: da esquerda para a direita, primeira fila: Patricia Smith e Jack Smith; fileira de trás: Chuck Murray e Jim Murray”.

Os créditos apontam a data: 13 de setembro de 1937.

Paralisia infantil ou poliomielite, de acordo com o glossário do Ministério da Saúde, é uma doença contagiosa causada por vírus que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. A única forma de prevenção é a vacinação.

Diferentemente da pandemia do novo coronavírus, o que ocorreu em relação à poliomielite em Chicago foi uma epidemia.

Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. A do coronavírus foi declarada em 11 de março de 2020. Geralmente o termo pandemia indica que uma epidemia se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Epidemia define uma doença de aparecimento súbito em uma determinada zona geográfica e que atinge grande número de pessoas ou de animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Lira confirma para hoje votação de texto que facilita compra de vacina

ter mar 2 , 2021
Anúncio foi feito depois de acordo com líderes Via Agencia Brasil O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta terça-feira (2), por meio de sua conta no Twitter, que o plenário da Casa vota hoje o projeto de lei que facilita a compra de vacinas pelo setor […]