Google começa a informar em buscas de imagens se há ou não direitos autorais

Recentemente o Google começou a implementar uma nova funcionalidade em seu sistema de buscas de imagens. Trata-se da exibição de informações em imagens que contém direitos autorais.

Via Oficina da Net

Por Vitor Valeri

Créditos: Thaspol Sangsee/Shutterstock

Recentemente a Google começou a disponibilizar uma pequena atualização para o sistema de busca de imagens de seu site. A plataforma da gigante de buscas agora começa a especificar quais imagens possuem direitos autorais ou não. Com isto, facilitará para ambos os lados, quem busca imagens sem direitos autorais e quem detém direitos sobre determinada produção.

Com a nova funcionalidade, será possível visualizar as informações de licenciamento fornecidas pelo editor da imagem. Para identificar qual imagem possui direitos autorais, o Google inseriu um selo na miniatura de cada uma com a palavra “licenciável” (“Licensable”). Ao selecionar alguma imagem que contenha direitos autorais, aparecera as informações da fonte e se houver um link para compra, o site onde o interessado deverá acessar.

Mas não é somente isto, para facilitar as buscas, o Google incluiu em seu sistema de filtros a possibilidade de realizar pesquisas considerando ou não imagens com direitos autorais. Os desenvolvedores da Google disseram:

“Acreditamos que este é um passo para ajudar as pessoas a entender melhor a natureza do conteúdo que procuram nas Imagens do Google e como podem usá-lo de forma responsável.”

O vice-presidente de operações da Shutterstock, Paul Brennan, diz:

“Os novos recursos do Imagens do Google ajudam tanto os criadores quanto os consumidores de imagens, trazendo visibilidade de como o conteúdo dos criadores pode ser licenciado adequadamente. Estamos satisfeitos por ter trabalhado em estreita colaboração com o Google neste recurso, defendendo proteções que resultem em uma compensação justa para nossa comunidade global de mais de um milhão de colaboradores. Ao desenvolver esse recurso, o Google demonstrou claramente seu compromisso em apoiar o ecossistema de criação de conteúdo.”

Mesmo que o Google Imagens fosse originalmente uma ferramenta gratuita de imagens que era capaz de buscar imagens em toda a internet, com o tempo houve muitos conflitos devido a problemas com direitos autorais devido a utilização sem autorização de imagens de diversos produtores. Para solucionar este problema, os desenvolvedores da Google acharam melhor informar quais imagens possuem ou direitos, apontando quais devem necessitar ou não de permissão para uso. Há alguns anos atrás, a Google até tentou melhorar esta questão retirando o botão de visualização da imagem em tamanho real na tentativa de incentivar os usuários a visitarem o site que havia produzido a imagem ou estava utilizando uma arte editada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Campanha eleitoral para prefeito em Colíder (MT) tem teto de gastos pouco mais de 669 mil reais; vereadores até quase 45 mil

ter set 8 , 2020
Quem desrespeitar os limites de gastos fixados para cada campanha pagará multa no valor equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto fixado, sem prejuízo da apuração da prática de eventual abuso do poder econômico. Por Claudemir G.de Lima com Assessoria TSE* Já estão disponíveis no Portal do Tribunal […]