Governador de MT participa de reunião com Bolsonaro e Guedes por videoconferência e cobra verba do Fundo de Exportação

Mauro Mendes e secretariado participaram de reunião com Bolsonaro, Guedes e governadores de outros estados do Centro Oeste — Foto: Secom-MT/Assessoria

O recurso deve ser usado no combate ao coronavírus em Mato Grosso e dar apoio à economia, já que com a suspensão do comércio a previsão do estado é arrecadar 30% a menos em abril. Governo federal não garantiu a liberação da verba.

O governador Mauro Mendes (DEM) participou de uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e outros governadores dos estados do Centro Oeste, nesta terça-feira (24), e cobrou a liberação do dinheiro do Fundo de Auxílio de Fomento às Exportações (FEX).

O recurso deve ser usado no combate ao coronavírus em Mato Grosso e dar apoio à economia do estado, já que com a suspensão do comércio a previsão é arrecadar menos. Em abril, por exemplo, a estimativa é arrecadar 30% a menos.

O FEX é um recurso que serve para compensar o que os estados deixam de arrecadar de ICMS por conta da Lei Kandir, que isenta os produtores rurais de pagarem imposto estadual sobre os produtos exportados.

Segundo Mauro Mendes, o governo federal não pagou o FEX referentes aos anos de 2018 e 2019. São R$ 500 milhões referentes a cada ano, ou seja, o estado espera receber R$ 1 bilhão do FEX.

“É muito importante que seja cumprido o compromisso feito no ano passado sobre o pagamento da desoneração da Lei Kandir, o FEX. É preciso que seja feito o pagamento para ajudar os estados do centro-oeste. Nós temos tido muita independência em tocar nossos estados com arrecadação própria, mas nesse momento o Governo Federal precisa dar suporte”, declarou.

O governo federal não garantiu urgência no pagamento e afirmou que vai aguardar o trâmite de pré-acordo judicial que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), para só então proceder com a liberação do recurso.

Também participaram da reunião os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Ibaneis Rocha (Distrito Federal) e Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul).

Fonte; https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2020/03/24/governador-de-mt-participa-de-reuniao-com-bolsonaro-e-guedes-por-videoconferencia-e-cobra-liberacao-de-dinheiro-do-fundo-de-exportacao.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Ministério recomenda adiar vacinação de crianças contra a gripe

ter mar 24 , 2020
Campanha teve início ontem para pessoas acima de 60 anos O Ministério da Saúde recomendou hoje (24) às secretarias estaduais e municipais de Saúde que adiem a vacinação de crianças nesta primeira etapa da campanha de imunização contra a gripe, como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus (covid-19). A […]