Hortifrúti: valorização dos produtos compensa alta dos custos

Para especialista do Cepea, o dólar impactou a compra de fertilizantes, mas trouxe vantagens para produtores de batata e uva

Via Canal Rural

Imagem ilustrativa: @google imagens

O dólar elevou os preços de importantes insumos do setor de hortifrúti no país, como o de fertilizantes. Apesar desse cenário, a valorização de alguns legumes e frutas compensou a alta de custos, segundo análise feita por Marina Marangon, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

“Quando se fala de hortifrútis, cada segmento tem sua característica. No entanto, de forma geral, mesmo diante do aumento dos custos na pandemia, os maiores preços recebidos pelos produtores foram favoráveis nesse momento, principalmente para as culturas da batata e uva”, destaca Marina.

Se por um lado o câmbio elevado afetou os custos, também favoreceu o aumento das exportações, especialmente no setor de frutas, que teve retorno positivo para os produtores brasileiros.

No mercado interno, o consumo foi impactado pela pandemia. “Com a perda de renda, muitos deixaram de consumir frutas e legumes menos essenciais, dando preferência, inclusive, para aqueles itens de menor valor”, complementa a pesquisadora do Cepea.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Eleições 2020: você sabe o que faz um prefeito?

seg set 28 , 2020
Conheça o papel e as funções desse representante político, que é o chefe do Poder Executivo municipal Via Assessoria TSE O primeiro turno das Eleições 2020 está marcado para o dia 15 de novembro e deve levar às urnas cerca de 148 milhões de eleitores que escolherão os novos vereadores, […]