Itaúba (MT) participa de reunião do Consórcio Intermunicipal e destaca agilidade nos exames médicos para a população

Por Claudemir Gonçalves de Lima

Da esquerda á direita: Janaina Nantes (secretária Adjunta de Saúde, Lindinalva Santos (coordenadora da Vigilância Sanitária), Paula Tomim (secretária municipal de Saúde) e Maria de Fátima Lima (Regulação) – Foto por: Mauro Batista (diretor geral)

Os secretários municipais da região norte de Mato Grosso que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde foram apresentados em reunião nesta terça-feira (12) em Colíder (MT). Paula Tomim, secretária municipal de Saúde de Itaúba (MT) informou que a reunião serviu para fazer um alinhamento das atividades dos associados, assuntos contratuais, processos, exames médicos, questões sistêmicas e planejamento anual. Ainda na reunião, ficou formalizado entre os secretários um cronograma para as pessoas que precisam serem levadas para tratamentos em Cuiabá e necessitam das casas de apoios.

Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, Itaúba e Nova Guarita são os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde na região norte mato-grossense. A associação dos municípios tem como objetivo a realização de atividades conjuntas referentes à promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações.

O prefeito Toninho Tijolinho de Itaúba já assinou contrato com o Consórcio para estar agilizando exames e encaminhando pessoas que necessitam ficar na casa de apoio em Cuiabá, capital.

Paula Tomim informou ainda que o município já vem disponibilizando vários exames. “Alguns exames da secretaria que estavam lá nós já tentamos agilizar para esta semana. Ontem no Hospital Municipal teve a primeira cirurgia cesariana do ano de 2021. Ficamos muito felizes que ocorreu tudo certo. Estamos trabalhando para a população de Itaúba e tenho certeza, do que depender de mim, eu vou estar fazendo o melhor para todos”, completa.

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaúba já está trabalhando o tema do “Janeiro Roxo” com conscientização e combate à hanseníase. O Janeiro Roxo foi criado em 2016 para alertar gestores e toda a sociedade. São 30 mil novos casos das doença no país que o classifica como o segundo com maior números de casos, perdendo apenas para a Índia.

Paula Tomim lembrou que já teve início as ações de combate a dengue que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se proliferam bastante com a chegada do período chuvoso.

COORDENADORA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA FALA SOBRE MEDIDAS RESTRITIVAS

Lindinalva Santos, coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Itaúba comunicou que novo decreto foi publicado com medidas restritivas visando que comerciantes e população mantenham cuidados mais rígidos.

Festas dançantes ou que aglomerem pessoas estão proibidas até 10 de fevereiro em Itaúba. Outras medidas do decreto endurecem a fiscalização em comércios e outros estabelecimentos, como lanchonetes e bares, propondo espaçamento de 1,5m entre as mesas, por exemplo. Para igrejas e espaços fechados fica recomendado uma lotação de 50% da capacidade.

Lindinalva Santos orienta que “aqueles que tiverem sintomas, falta de ar, perda de olfato, paladar, febre com mais de 24 horas, podem estar procurando o Hospital Municipal, que é onde nossa ala de atendimento aos casos de covid está funcionando. Somente nesses casos devem estar indo a unidade”, ressalta.

Paula Tomim ressalta que a saúde pública de Itaúba irá adquirir novos aparelhos para o laboratório e já está antevendo local com refrigeração apropriada para armazenar as vacinas contra o coronavírus, além das medidas de contenção. “São medidas que nós estamos tomando e com fé em Deus vamos conseguir vencer”, conclui Paula Tomim, secretária municipal de Saúde e Saneamento.

Paula Tomim e Lindinalva Santos participaram de uma entrevista ao vivo no programa “Top de Linha” com Juliana Mani tratando sobre os temas acima.

FOTOS NO ESTÚDIO DA TOP FM:

Foto por: Mauro Batista (diretor geral)
Foto por: Mauro Batista (diretor geral)
Foto por: Mauro Batista (diretor geral)
Foto por: Mauro Batista (diretor geral)
Foto por: Mauro Batista (diretor geral)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Mega-Sena acumulada sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 12 milhões

qua jan 13 , 2021
As apostas podem ser feitas até as 19h, no horário de Brasília Via Agencia Brasil A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (13) um prêmio acumulado de R$ 12 milhões. As seis dezenas do concurso 2.334 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal […]