Marcos Sanches, advogado e atual vereador, em busca do executivo em Nova Canaã (MT)

O Portal Altonorte está realizando uma série de entrevistas para apresentar o perfil de cada candidato a prefeito na região norte de Mato Grosso.

Por Claudemir Gonçalves de Lima

Marcos Sanches, candidato a prefeito em Nova Canaã do Norte (MT) – Foto: facebook

Marcos Sanches, de Nova Canaã do Norte (MT) é o candidato a prefeito entrevistado de hoje pelo Portal Altonorte. Atual vereador na cidade, advogado, natural de Iepê (SP), Marcos Sanches mora há 40 anos em Nova Canaã do Norte (MT). “Uma cidade que escolhemos para viver”, diz. Marcos Sanches já foi inclusive reconhecido pelo estado como cidadão mato-grossense.

Casado com a Drª Cleusa Martins da Costa Sanches, também advogada, pai de Cinthia, Marcos e Wellington, o candidato a prefeito vem pela coligação denominada “Canaã acima de tudo e Deus acima de todos” pelo partido Democratas, na busca pela gestão administrativa municipal com seu vice, Osmar Barras, empresário local.

Em resposta sobre o motivo pelo qual pretender ser prefeito, Marcos Sanches pontua a seguir sua contribuição ao município:

“Quero ser prefeito para cuidar da nossa terra, da nossa gente. Para cuidar de todos os canaenses! Sinto-me hoje totalmente preparado pela experiência política, pela formação em Direito. Enfim, acho que para ser prefeito, a qualificação e conhecimento são essenciais, para que as decisões que necessitem serem tomadas ao longo do mandato pelo ocupante do cargo do poder executivo venha beneficiar do pequeno ao grande e não somente uma pequena parcela da população enquanto que os demais ficam esquecidos. Você tem que saber o que está fazendo acima de tudo e não pode ser guiado por terceiros. Por eu ser da área de humanas (Direito), por gostar de lidar com pessoas, então me sinto aí totalmente preparado para assumir um desafio e compromisso com nossa população”.

O candidato do democratas Marcos Sanches destaca também como poderia contribuir como gestor do executivo com foco no desenvolvimento.

“Para que a cidade possa desenvolver e dar uma qualidade de vida melhor à nossa população; trabalhar buscando a criação de emprego e renda para o município; fazer que aqui, então, seja um celeiro agrícola desenvolvido para que no futuro possamos nos orgulhar ainda mais de ser canaense”.

Ainda segundo o candidato é possivel sim mudar o mundo através da política. E acrescenta:

“..tudo que acontece em nosso meio é através da política. Mas a política que me refiro é a boa política. É através da política que você consegue implantar uma faculdade de uma região; é através da política que você consegue gerar emprego e renda; através da política você pode desenvolver regiões praticamente inabitadas, você corta com estradas e interliga isso a outros municípios. Enfim, só através da boa política que pode acontecer algo de bom para o povo. Pois o povo esta cansado da política velha que vem acompanhada de promessas que nunca vão se concretizar e o povo tem toda razão, porque o bom político ele apresenta projetos viáveis e não promessas que nunca chegará a concretizar.  Agora chegou a hora da boa política, porque a boa política vem acompanhada de novos projetos e idealizações e inovação, e é através dela que podemos ter uma saúde, educação e infraestrutura de qualidade. Quando você está numa política boa e atuante, você está voltado ao povo e você tem interesse e carinho pelo povo, as coisas só tem que acontecer”.

Como pautas de campanha, o candidato do Democratas, Marcos Sanches destaca algumas que pretende implementar:

“Fazer cumprir as metas do Plano de Ações Articuladas – PAR, estabelecidas pelo Município de Nova Canaã do Norte, todos os municípios que aderiram ao Plano de metas, devem cumprir os seguinte indicadores fundamentais do PAR são: gestão educacional; formação de professores, profissionais de serviço e apoio escolar e condições de trabalho; práticas pedagógicas e avaliação, infra – estrutura e recursos pedagógicos, em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) e Projeto de Desenvolvimento Escolar (PDE); construção de Creches Municipais; construir a Biblioteca Municipal; Investir no acervo das bibliotecas da sede e dos distritos; fortalecer as práticas esportivas na rede de escolas municipais, começando pela iniciação esportiva, passando pela disseminação do esporte em larga escala e em diferentes modalidades, até a descoberta de talentos para o esporte competitivo; valorizar o futebol de campo como espaço de convivência coletiva e democratizar o uso dos campos destinados à sua prática; construir o Hospital/Maternidade Municipal de Nova Canaã do Norte através de parceria privada, estadual e federal; criar a rede de farmácias municipais e o laboratório municipal, levando este serviço público para os distritos; construir o Centro de Reabilitação de Fisioterapia do município; cobrar junto ao INCRA que faça avanços no campo com a implantação de novos assentamentos e maior apoio às famílias assentadas por meio de programas de habitação, infraestrutura de estradas, energia elétrica, abastecimento de água, saneamento, associativismo; criar o Conselho Municipal de Lideres Religiosos; atuar para garantir a melhoria da qualidade da água do Rio Bonito conhecido como “Corgão”, reservando suas nascentes, reflorestando suas margens e despoluindo o mesmo; revitalizar os Riachos do perímetro urbano da sede do município; Dar melhores condições para o bom funcionamento do Conselho Municipal da Juventude”.

Segundo o censo 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nova Canaã do Norte tem uma população de 12.831 habitantes. A economia predominante advém da pecuária bovina; cria, recria, corte e leiteira.

Segundo o Cartório da 23ª Zona Eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o município possui 9.829 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano para vereadores, vice-prefeito e prefeito, que será no dia 15 de novembro.

Na última eleição, em 2018, o número de eleitores votantes foi maior, de 10.183.

O município de Nova Canaã do Norte tem 26 seções eleitorais distribuídas em 5 locais de votações: Escola Estadual Nova Canaã; Escola Municipal Edson Ferreira de Carvalho; Escola Municipal São Manuel (Dist. Colorado); Escola Municipal Ouro Branco (Dist. Ouro Branco – 12) e Escola Municipal Novo Paraíso (Veraneio).

Além de votar para vereadores e prefeito, o eleitor de Mato Grosso poderá escolher um senador ou senadora para a vaga suplementar no senado federal, exclusivamente este ano de 2020, devido a cassação da ex-Juiza Selma Arruda.

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.

O prazo para tirar o título de eleitor e outros serviços, como a regularização, transferência e inclusão do nome social, terminou no dia 6 de maio de 2020.

Enfim, o portal Altonorte está realizando uma série de entrevistas para apresentar o perfil de cada candidato a prefeito na região norte de Mato Grosso.

O candidato a prefeito que queira que publique seu perfil informativo com as respostas do questionário feito pela redação pode procurar a equipe de jornalismo através do e-mail: [email protected].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

SINE em Colíder (MT) divulga várias oportunidades de emprego; confira

ter set 29 , 2020
A quantidade de vagas anunciadas poderão sofrer alterações no decorrer do tempo Por Claudemir G. de Lima O SINE em Colíder (MT) divulga várias oportunidades de trabalho. Os interessados precisam ir até a unidade do SINE em Colíder com documentos de identificação e fazer um cadastro, caso não tenha. A […]