Nova Canaã do Norte (MT): Encerra-se a Campanha de Vacinação contra o Sarampo no dia 20/03 e inicia-se a antigripal.

Secretária de Saúde de Nova Canaã analisa vacinação contra Sarampo, faz chamamento para campanha contra gripe e fala sobre Corona Vírus.
Gislaine Silva

Ainda não se vacinou contra o sarampo? Dá tempo ainda! Até o dia 20 de março, estará disponível a vacinação contra o sarampo nas unidades de saúde em Nova Canaã do Norte (MT). A informação vêm da Secretaria Municipal de Saúde da cidade, através da secretária Gislaine Silva, que faz este comunicado às pessoas que ainda não tiveram oportunidade de fazer a imunização contra o sarampo que procure fazer.
Caso a pessoa tenha perdida a “carteirinha” de vacinação deve procurar o sistema de pronto atendimento de saúde para averiguar o histórico de vacinações. Se porventura não encontrar o histórico registrado no SUS (Sistema único de Saúde) recomenda-se fazer todo o “esquema” de imunizações, nos relata Gislaine Silva (Nova Canaã do Norte –MT)
Gislaine Silva confirma que houve até um número significativo de pessoas que procuraram os postos de vacinação. Portanto, houve êxito na campanha contra o sarampo. Mas ainda é preciso atender mais pessoas, que talvez por motivos de informação ou de locomoção, não receberam a vacina.
Pessoas que já tiveram sarampo ficam imunes por tempo vitalício. A doença afeta 90% das crianças em todo o mundo. No estado de Mato Grosso estimam-se que ainda 29 mil pessoas compreendidas na faixa etária de 06 a 19 anos não foram vacinadas.(fonte:saúde.mt.gov). Pode se afirmar que o sarampo está sob controle. Em 2018, dois casos em Guarantã do Norte preocuparam a saúde pública do estado, pois desde o ano de 1999 que não se registravam casos de sarampo em Mato Grosso. Por isso que a campanha de imunização é tão importante para a contenção/controle do vírus Morbillivirus, da família Paramyxoviridae, o sarampo.
Outra campanha de vacinação que vem a seguir é a contra a gripe, que será a partir de 23 de março, confirma a secretária Gislaine Silva, de Nova Canaã do Norte (MT). A vacina contra a gripe evita a possível confusão com o coronavirus, pois há semelhança de alguns sintomas.
Na primeira etapa, iniciando no dia 23, serão vacinados idosos e profissionais da saúde. A segunda etapa será a partir do dia 16 de abril e irá abranger os professores, profissionais da segurança pública e salvamento; Policiais Civis, Militares, agentes do Corpo de Bombeiro Civil, etc. Entram nessa fase, os doentes com sintomas crônicos.
A outra etapa de vacinação antigripal será no dia 09 de maio: crianças de 06 meses a 06 anos de idade, grávidas, mães do pós-parto, pessoas acima de 55 anos, população indígenas e pessoas com deficiências serão imunizadas.
Serão colocados cartazes informativos sobre a campanha de vacinação em comércios, setores públicos, para as pessoas ficarem mais bem informadas. Gislaine Silva reforça o comunicado que a unidade do Pronto Atendimento Central ficará aberto entre as 07 horas da manhã até as 19 horas, e durante o período de almoço, terão duas profissionais da saúde aptas para atender a população. São medidas que buscam acelerar as imunizações.
Caso houver um possível sintomático (paciente) de coronavírus no município de Nova Canaã do Norte (MT), Gislaine Silva tranquiliza a todos confirmando que a equipe está ciente dos protocolos emitidos pelo governo federal sobre a pandemia. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) o alastramento do covid-19 trata-se de uma pandemia, infecção generalizada em alguns países, com casos de morte já no Brasil.
Os protocolos busca dar um rumo aos profissionais da saúde. O recomendado é que a pessoa não entre em pânico e siga orientações, como lavar bem as mãos, usar álcool gel e evitar aglomerações de pessoas, etc. O grupo de pessoas que devem ter maior cuidado são idosos, fumantes e pessoas com doenças crônicas. Todavia, sem pânico.
Redação de jornalismo: Claudemir Lima
Reportagem: Fernando Borges (Band FM 90,5 – Nova Canaã/MT).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Hey...Tudo top por aí? Se liga na programação 89.7 de segunda a sexta-feira você curte e comanda o programa TOP DE LINHA

qua mar 18 , 2020