Operação fecha garimpo ilegal de ouro em área de mata nativa em Nova Guarita (MT)

Via G1 MT

 Foto: Divulgação

Foi deflagrada na quinta e sexta-feira (3 e 4) a fase Ganga Peixoto da Operação Verde Brasil 2 na região de Nova Guarita, norte de MT.

Polícia Federal, Exército Brasileiro, Ibama, Força Nacional de Segurança Pública e Força Aérea Brasileira executaram a operação que visou fiscalizar e reprimir garimpo ilegal de ouro que estava sendo operado em uma das poucas áreas de mata nativa remanescente no entorno do Rio Peixoto de Azevedo.

A floresta foi desmatada de forma ilegal sem o licenciamento obrigatório para implantação de três frentes de lavra.

Tratava-se de operação com estrutura de nível empresarial com cinco frentes de lavra, 12 máquinas pesadas, cinco conjuntos moto-bomba, acampamento para mais de 50 trabalhadores, oficina e refeitório.

Foi empregado pelas forças um efetivo de 57 pessoas em terra e um helicóptero do Exército. A FAB apoiou com o reconhecimento aéreo feito previamente.

Como resultado os responsáveis foram autuados, 8 máquinas pesadas foram apreendidas e a atividade ilegal foi embargada, cessando a continuidade dos danos ambientais. As investigações prosseguirão para levantar a concorrência de outros envolvidos e a extensão do seu envolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Preços da soja no Brasil caem até 20% em 30 dias; veja os motivos

seg dez 7 , 2020
Segundo analista, a desvalorização do dólar e recesso de fim de ano estão contribuindo para esse movimento no mercado Via Canal Rural Os preços da soja acumulam perdas de até 20% no últimos 30 dias em algumas praças. Os motivos são a queda de quase 10,5% do dólar, diante do […]