Prefeitos ressaltam a inauguração da BR-163 como uma grande conquista

A solenidade de inauguração da pavimentação de um trecho de 51 km da BR-163 que liga Mato Grosso aos portos de Miritituba (PA) foi realizada nesta sexta-feira (14).

Foto: Juliana Mani/Altonorte
Prefeito de Santarém – Nélio Aguiar
Ouça a entrevista com Juliana mani
Prefeito de Sorriso – Ari Lafin
Ouça a entrevista com Juliana mani
Prefeito de Guarantã do Norte – Érico Stevan
Ouça a entrevista com juliana Mani
Prefeita de Nova Santa Helena – Terezinha Carrara
Ouça a entrevista com Juliana Mani


A equipe do portal Alto Norte realizou a cobertura de todo o evento, transmitido pelas rádios que compõe o grupo Alvim Comunicações.
Vários prefeitos dos dois estados se fizeram presentes. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar destacou que é um momento de muita emoção ver essa obra concluída, após 40 anos desde seu início.
“Foram anos e anos de sofrimento, atoleiros e crises de desabastecimento, que travavam a nossa economia. Hoje estamos nos sentindo realizados, com esse sonho concretizado”, afirmou.
Ele afirmou que a conclusão desse trecho da rodovia representa um “momento de alegria” para os moradores da região, após “40 anos de sofrimento”.
O prefeito de Sorriso (MT) Ari Laffin, acompanhou a solenidade e destacou em nome dos demais prefeitos, que o momento lembra uma história de luta e superação. “Hoje já estamos conseguindo escoar toda a safra do médio norte via Pará. Nossos agricultores conseguem avançar e agregar valores, a industrialização e o desenvolvimento chegam também através da infraestrutura oferecida pelo governo federal com apoio do governo do Estado”.
Sobre o investimento de R$30 milhões em ferrovias, Laffin destacou que a prioridade do estado é a logística. “Se o governo federal e o governo do Estado focar nessa questão poderemos produzir mais”.
Quanto ao Fethab, ele destacou que o município de Sorriso tem feito o diálogo com o governo do Estado no sentido de fazer com que as contas possam ser estabilizadas.
“O retorno para o setor precisa ser devolvido, através de construção de pontes, de estradas sempre em parceria com o agricultor, que precisa do retorno do Fethab para garantir sempre a retirada da safra.
O prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan, destacou a importância da conclusão da BR para seu município, localizado na divisa com o estado do Pará.
“O escoamento da produção agrícola já mudou a realidade do nosso município. Guarantã é uma cidade polo do estado de Mato Grosso que recebe a conclusão da 163, não só como uma pavimentação mas como um resgate da dignidade dos seres humanos que vivem na região, fomentando nosso comércio, indústria e gerando fonte de renda para nossa população”.
A prefeita de Nova Santa Helena, Terezinha Carrara, destacou que essa conclusão da BR representa muito progresso e desenvolvimento para os municípios da região Norte.
“Nova Santa Helena está às margens da BR-163 e estamos apostando muito também no Ferrogrão. A exportação para Miritituba está a todo vapor e isso nos deixa muito felizes”.

Por: Juliana Mani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

- Vem comigo, aqui é top!

qua fev 19 , 2020