Prefeitura notifica secretaria sobre possível caso de coronavírus em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Um homem, morador de Alto Taquari (479 quilômetros de Cuiabá), procurou atendimento médico na tarde desta quarta-feira (26) com uma possível suspeita de coronavírus. O paciente, que é de meia idade, esteve recentemente na Itália, onde houve um acréscimo no número de casos recentemente. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento não há nenhum caso suspeito no Estado. O prefeito da cidade, Fábio Garbugio (PTB), confirmou o fato ao Olhar Direto.

A informação da suspeita de coronavírus foi confirmada ao Olhar Direto pelo prefeito da cidade, que pontuou que todos os materiais genéticos já foram colhidos e encaminhados para São Paulo (SP).

“Eu estava em viagem, voltei hoje e fui informado do caso. Realmente, um paciente que veio da Itália recentemente procurou uma unidade de saúde e, após testes feitos pelo médico plantonista, suspeitou-se que poderia ser um caso de coronavírus. Todos os procedimentos foram feitos e o paciente está em quarentena na sua casa”.

“A Secretaria de Estado de Saúde foi comunicada e agora nos resta aguardar os exames. Mas queremos tranquilizar a população, não é necessária alarde neste momento. É uma suspeita que existe e que precisa ser confirmada. Todas as precauções já foram tomadas”, explicou o prefeito.

Na manhã de quinta-feira (27), o secretariado deve se reunir para se inteirar sobre o caso e decidir os próximos passos.

A assessoria de imprensa da SES informou ao Olhar Direto que não há nota sobre o caso, já que até o momento ele não é tratado como suspeito. A Pasta ainda acrescenta que monitora todas as situações que exigem a atenção do Estado.

No início do mês, a paciente K.C., 38 anos, deu entrada no Hospital Regional de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá) tamnbém com suspeita de estar com a doença. Porém, exames feitos posteriormente descartaram o coronavírus. 

Veja a nota completa da Secretaria de Saúde:

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, informa que tem identificado os rumores a cerca de possíveis suspeitos para o COVID-19 em Mato Grosso e que imediatamente tem acionado os serviços de saúde local para esclarecimento e a tomada de medidas imediata. Informamos que todos os casos alvo de rumores de suspeitos de coronavírus foram verificados e até o momento nenhum caso foi enquadrado nas definições de casos preconizada pelo Ministério da Saúde.

Ressaltamos que o site da SES( http://www.saude.mt.gov.br/informe/581) e do Ministério da Saúde (https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus) dispõe de informações acerca do coronavírus, e que estas são as informações oficiais.

Solicitamos a todos que não divulguem informações que não sejam oficiais e que busquem a veracidade da mesma, pois divulgar notícias falsas causa pânico e atrapalha a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
 evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;  realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
 utilizar lenço descartável para higiene nasal;
 cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
 evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
 higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
 não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
 manter os ambientes bem ventilados;
 evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
 evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde
CIEVS-MT 

Fonte: https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=467607&noticia=prefeitura-notifica-estado-sobre-possivel-caso-de-coronavirus-em-mato-grosso&edicao=2

7 thoughts on “Prefeitura notifica secretaria sobre possível caso de coronavírus em Mato Grosso

  1. After checking out a handful of the blog posts on your blog, I truly
    like your way of blogging. I added it to my bookmark website list and will be checking back
    in the near future. Please visit my web site as well and tell me what you think.

  2. Good day! I know this is kinda off topic nevertheless I’d
    figured I’d ask. Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog article or vice-versa?
    My site discusses a lot of the same subjects as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you happen to be interested feel free to shoot me an email.
    I look forward to hearing from you! Excellent blog
    by the way!

    Also visit my blog post … Alpha Boostr Pills

  3. Normally I do not learn post on blogs, but I wish to say that this write-up
    very forced me to take a look at and do it!
    Your writing style has been amazed me. Thanks, quite great article.

  4. Good day! I could have sworn I’ve visited this blog before but
    after looking at a few of the posts I realized it’s new
    to me. Regardless, I’m definitely delighted I stumbled
    upon it and I’ll be bookmarking it and checking back regularly!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Vice-presidente avaliará pedido para elaboração de programa de desenvolvimento no Nortão

qui fev 27 , 2020
Representantes da União Parlamentar do Vale do Teles Pires (que reúne câmaras municipais de 16 cidades do Nortão) debateu com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, a elaboração de um programa de desenvolvimento regional abrangendo os municípios e solicitou a cessão de técnicos do governo para elaboração de projetos de […]