Sinop (MT) aumenta 8% volume de produtos vendidos no exterior e é 5º maior em MT

Via Só Notícias

Terminal Santos Brasil, no Porto de Santos Germano Luders/Exame/Dedoc

As exportações feitas por indústrias de Sinop (MT) mantêm o ritmo de alta que vem registrando desde janeiro. Nos sete meses deste ano, aponta o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a alta é de 8,1% em relação ao período passado.

O acumulado em vendas já chega U$ 576 milhões, o que representa U$ 43 milhões a mais do que o período de janeiro a julho de 2019. Com as importações na casa dos U$ 33 milhões, o saldo da balança comercial é extremamente positivo, com superávit de U$ 543 milhões.

Os U$ 576 milhões de vendas feitas pelos produtores sinopenses representam 5,5% de toda a exportação feita por Mato Grosso neste ano e colocam Sinop (MT) como o quinto município do Estado que mais exporta e na 44ª posição do ranking nacional. Estes são os melhores resultados do município desde 2009, quando o ministério começou a divulgar as estatísticas.

A China, com 26% das compras, continua como maior comprador de Sinop e é o único país asiático entre os principais clientes. Países como Tailândia e Irã deixaram de ser destino para dar lugar aos europeus e também aos mexicanos, que este ano aparecem no topo. Depois dos comunistas, a lista de maiores parceiros de Sinop segue com Turquia (15%), Espanha (12%), México (8,7%) e Holanda (8,1%).

O principal produto exportado por Sinop é a soja, com 89% das vendas. O milho tem 9,3% e o restante se divide entre madeira e carne. O algodão, que acaba de ser colhido, não aparece na lista. As importações são de insumos para produção agrícola, como fertilizantes e adubos, ou, em menor proporção, para industrialização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Vendas de veículos novos têm queda de 13,6% em agosto

qui set 3 , 2020
No acumulado do ano, diminuição chegou a 31% Via Agencia Brasil As vendas de veículos novos registraram uma queda de 13,67% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 299,6 mil unidades em agosto. O […]