Desembargadores são empossados em diretoria para comandar Poder Judiciário de MT no próximo biênio

A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas assumiu como presidente, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, como vice-presidente, e o desembargador José Zuquim Nogueira, como corredor-geral da Justiça.

Via G1 MT

Desembargadores foram empossados em MT Foto: TJMT

A nova diretoria que irá administrar o Poder Judiciário durante o biênio 2021/2022 tomou posse ontem na sexta-feira (18). A desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas assumiu como presidente. Ao seu lado, assumiram também a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, como vice-presidente, e o desembargador José Zuquim Nogueira, na cadeira de corregedor-geral da Justiça.

Diferente das posses anteriores, por causa da pandemia, a solenidade foi feita de forma a evitar aglomerações.

Sem servidores, magistrados, parentes e amigos presentes, no local da posse, estavam apenas os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha, ex-presidente, juntamente com nova presidente Maria Helena, além de reduzida equipe técnica. Todos guardavam distância mínima de dois metros.

Em seu discurso de posse, Maria Helena ressaltou que a atual conjuntura de incertezas traz desafios. Destacou ainda a honra em preencher uma lacuna temporal de 27 anos desde que a primeira mulher presidiu o Judiciário mato-grossense – desembargadora Shelma Lombardi de Kato.

Dessa forma, dedicou a conquista vivenciada a todas as mulheres. Ela registrou ainda que essa é a primeira vez que duas mulheres estão à frente do Tribunal de Justiça e a consciência da enorme responsabilidade em suceder o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, bem como seus antecessores.

Cerimônia foi transmitida através de redes sociais para evitar aglomerações — Foto: TJMT
Cerimônia foi transmitida através de redes sociais para evitar aglomerações Foto: TJMT

A investidura no cargo de presidente foi dada a Maria Helena pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presidente da gestão 2019/2020.

Na ocasião, ele pontuou em pronunciamento ações anunciadas no momento da posse e que foram concluídas nesses dois anos que se findaram como, por exemplo, investimentos em inovação, melhorias em infraestrutura e aumento na celeridade da prestação jurisdicional.

A exemplo das conquistas, ele citou a implantação do teletrabalho em todo o Judiciário com a chegada da Pandemia da Covid-19; inovações como os robôs TJ e Mako, além do Yuris que ainda está em construção; unificação de varas e secretarias nos Primeiro e Segundo Graus; melhoramento do ClickJud, app do Judiciário e a clusterização do banco de dados da Instituição.

Investida como presidente, Maria Helena iniciou a condução do evento e, por videoconferência, deu posse para seus pares na direção do biênio.

As três autoridades firmaram compromisso legal estabelecido no Regimento Interno do TJMT de desempenhar com honra e dignidade as funções do cargo, zelando pelos interesses da Instituição, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis.

Durante o evento, foi lida mensagem de homenagem enviada pela desembargadora aposentada Shelma Lombardi de Kato, a qual foi representada pela juíza auxiliar da Presidência, Adriana Sant’Anna Coningham. Shelma foi a primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

Na sequência, foram expostos vídeos de agradecimento à administração que terminou e apoio à diretoria vindoura, gravados pelos presidentes de instituições e poderes do Estado.

Compuseram o dispositivo virtual o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes; a vice-presidente da Assembleia Legislativa estadual, Janaína Riva; o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Leonardo Campos; o conselheiro interino do Tribunal de Contas do Estado, Luiz Carlos Pereira e o Secretário Estadual de Segurança Pública, Eduardo Bustamante.

Outras autoridades também participaram por videoconferência. Dentre eles, desembargadores, juízes, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e autoridades civis.

A solenidade, transmitida em tempo real pelas redes sociais, foi acompanhada pelos familiares e amigos dos empossados e por cidadãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

BR-163 será interrompida neste sábado (19) para içamento de passarela em Sinop (MT)

sáb dez 19 , 2020
Via Assessoria Rota do Oeste Para realizar o içamento e instalação da travessia da passarela de Sinop, a Concessionária Rota do Oeste realizará uma operação de tráfego especial no km 821 da BR-163, região do bairro Altos da Gloria, na noite deste sábado (19.12), a partir das 22h. A previsão é que o […]