03 de Maio “Dia do Sertanejo”

Forte, guerreiro, cheio de fé, otimista e alegre – essas são algumas das características utilizadas para descrever o povo sertanejo do nordeste. Veja algumas curiosidades e formas de passar esta data que merece ser amplamente comemorada no País!

Tema discutido hoje no Programa Estação Livre na Rádio Aliança FM 99,9 apresentado por Claudemir Lima com participação de Rosely Pereira no quadro É Bom Saber.

Via Mensagens com Amor

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é m000499111.jpg
Imagem: Reprodução

Dia do Sertanejo é comemorado anualmente em 3 de maio.

Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja. O povo sertanejo surgiu no sertão nordestino brasileiro e se espalharam por todo o Brasil.

A musicalidade sertaneja é uma das características mais marcantes desta cultura. Por norma, este ritmo exalta a vida do homem no campo e nas cidades interioranas do país.

O Dia do Sertanejo começou a ser comemorado a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os vários violeiros do sertão que frequentam as missas na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

Assim, foi criado o “Show Sertanejo” no dia 3 de maio de 1964, quando o “Marechal da Música Sertaneja”, Geraldo Meireles, propôs que todos os sertanejos passassem a se encontrar anualmente em aparecida nesta data, para celebrar a música sertaneja.

Origem

Imagem: Reprodução

O Dia do Sertanejo passou a ser comemorado em 3 de maio a partir da década de 1960, por iniciativa da Rádio Aparecida, para homenagear os violeiros que, tão tradicionalmente, vão até a cidade de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, para acompanhar as missas e as tradições.

Uma boa forma de se comemorar o Dia do Sertanejo é ouvindo grandes clássicos da música sertaneja, respeitando as sonoridades e as histórias deste povo que merece, de fato, um dia só pra ele.

O Dia do Sertanejo relembra, especialmente, o povo do nordeste do Brasil, onde surgiu essa tradição. Nesta data, valorize a cultura nordestina e do sertanejo, refletindo sobre as contribuições para nossa cultura nacional.

Imagem: Reprodução

Em 3 de maio, aproveite para valorizar a cultura do sertanejo – tire o dia para apreciar músicas sertanejas, para comer comidas típicas do nordeste, região originária deste povo.

No Dia do Sertanejo, reflita a respeito da padroeira do Brasil, Nossa Senhora, tida como a protetora do povo do sertão. Peça, agradeça, respeite!

Anualmente, ocorrem eventos bacanas de celebração do Dia do Sertanejo na cidade de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo. Uma boa ideia para a data é ir até a cidade para os eventos de comemoração do dia.

Imagem: Reprodução

No Dia do Sertanejo, aproveite para conhecer um pouco mais sobre a cultura deste povo. Leia e pesquise sobre suas tradições, suas formas de ver o mundo e o que faz dele tão singular – sempre otimista diante da vida difícil.

No Dia do Sertanejo, esteja com a sua família. O povo nordestino preza muito pelo bem-estar dos seus, pela união e pelo amor familiar. Aproveite o dia 3 de maio para refletir sobre a importância da sua família na sua vida e valorize cada segundo ao lado dela.

Geralmente, o Dia do Sertanejo é regado a shows de música típica, não apenas em Aparecida do Norte, mas em outras tantas cidades. Fique de olho na programação do seu município e dos arredores – quem sabe não rola uma oportunidade bacana de acompanhar um show na faixa pela comemoração?

No Dia do Sertanejo, reflita e valorize a humildade. Uma característica bastante forte do sertanejo é essa inabalável humildade diante das coisas da vida, sempre colocando-se no lugar do outro. Aproveite o dia 3 de maio para colocar em prática a humildade.

O Dia do Sertanejo é, também, um dia de fé. A fé é um dos traços mais característicos do povo sertanejo que, mesmo diante das adversidades da vida, continuam acreditando que é possível vencer. Nesta data, promova uma reflexão interna a respeito de como anda a sua fé – e como pode fazer para deixá-la mais forte.

Além dos shows e das missas de agradecimento pelo Dia do Sertanejo, é comum que, em muitas cidades, realizem-se festas populares regada ao tradicionalismo nordestino.

Imagem: Reprodução

Quem são os sertanejos, afinal? O Dia do Sertanejo, comemorado em 3 de maio, vem para valorizar a cultura desta gente originária do nordeste do País: sertanejos nada mais são do que pessoas que vêm ou descendem deste lugar e preservam viva a memória de seus antepassados.

Neste Dia do Sertanejo, pregue, acima de qualquer coisa, o respeito. Respeito pela cultura do sertanejo que tanto acrescenta para o Brasil, respeito pelo próximo e por suas particularidades.

Mensagem para o Dia do Sertanejo

Força, coragem e alegria… São algumas das características mais fortes que marca o povo sertanejo! A força de seguir a vida derrubando obstáculos. A coragem de enfrentar as adversidades. A alegria que é representada pela música, que anima as pessoas de todo o Brasil, não importa a idade! Viva o povo Sertanejo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Mauro comemora superávit de empregados e diz que “governo aumentou a arrecadação, mas devolve a olhos vistos”

seg maio 3 , 2021
Via Olhar Direto O governador Mauro Mendes (DEM) tem comemorado os bons resultados econômicos do estado de Mato Grosso nos últimos meses, e nesta semana recebeu mais uma boa notícia: a do saldo positivo de mais de 29 mil postos de trabalhos formais no acumulado de 2021. Para o governador, […]