15 de Junho – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Via Educadores Dia a Dia

Foto/Fonte: Agencia Brasil

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

Para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção da violência e na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Festa com mais de 100 pessoas aglomeradas em milharal de fazenda é fechada pela PM em MT

seg jun 15 , 2020
Participantes tentaram se esconder no milharal quando perceberam que a polícia estava chegando. Além da aglomeração, eles descumpriram o toque de recolher do município. Via G1/MT Uma festa com mais de 100 pessoas que estavam aglomeradas às margens de um milharal em uma fazenda foi fechada na madrugada do domingo […]