25 de Setembro: Dia Nacional do Rádio

Via Abert

Imagem de Pexels por Pixabay

O Dia Nacional do Rádio é comemorado oficialmente em 25 de setembro, em homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil.

Aqui, a primeira transmissão foi realizada no dia 7 de setembro de 1922, durante a inauguração da Exposição do Centenário da Independência. De acordo com Roquette-Pinto, a experiência não chamou atenção de muita gente.

“Creio que a causa principal foram os alto-falantes, instalados na exposição. Ouvindo discursos e músicas, reproduzidos no meio de um barulho infernal, era uma curiosidade, sem maiores consequências”, afirmou Roquette-Pinto.

Em 1923, o próprio Roquette-Pinto criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira estação de rádio brasileira. A emissora foi doada ao governo em 1936 e transformada na Rádio MEC, atualmente comandada pela EBC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Brasil acelera exportações de café para ritmo recorde

sex set 25 , 2020
Apesar dos gargalos logísticos nos portos, o fluxo de exportação aumentou muito, sinalizando volumes recordes neste mês e nos próximos dois meses Via Brasil Agro A supersafra de café do Brasil começa a se traduzir em embarques recordes, já que cafeicultores capitalizam a alta do dólar, segundo uma das maiores tradings globais da commodity. […]