30 de Abril “Dia do Ferroviário”

O Dia do Ferroviário é comemorado no dia 30 de abril. Essa é uma homenagem a todos os que trabalham em estradas de ferro.

Tema discutido hoje no Programa Estação Livre na Rádio Aliança FM 99,9 apresentado por Claudemir Lima com participação de Rosely Pereira no quadro É Bom Saber.

Via Calendário

Imagem: Bruna Scirea

Dia do Ferroviário é comemorado no dia 30 de abril. Essa é uma homenagem a todos os que trabalham em estradas de ferro.

A escolha da data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis. Também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, essa foi primeira linha de ferro brasileira.

Essa estrada ferroviária, que tinha aproximadamente 14 km, iniciava no Rio de Janeiro e terminava em direção à Petrópolis.

Por que há pessoas que comemoram a data em 30 de setembro?

Isso acontece pelo fato de 30 de setembro ser a data da criação da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o que aconteceu em 1957.

Assim, alguns ferroviários escolhem esse dia para realizar atividades que visam valorizar o trabalho desses profissionais tão importantes para o desenvolvimento econômico do Brasil.

Importância das ferrovias

Durante alguns anos, o trem foi o principal meio de transporte utilizado no Brasil. Era através das ferrovias que as mercadorias chegavam aos mercados consumidores, bem como aos portos.

O desenvolvimento das ferrovias foi gradual até à década de 20. Foi assim até o setor rodoviário começar a crescer no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961).

Mas, ainda hoje, as ferrovias desempenham um papel fundamental no País. O transporte de cargas por este meio reduz o número de caminhões nas estradas, ao mesmo tempo que reduz a poluição do ar.

Maria Fumaça: tudo sobre o famoso passeio de trem da Serra Gaúcha

Via Melhores Destinos

maria fumaça
Imagem: Bruna Scirea

O passeio de Maria Fumaça é um dos favoritos de quem vai a GramadoBento GonçalvesVale dos Vinhedos e outros destinos da Serra Gaúcha. Além de ser uma volta ao passado, o chamado Trem do Vinho é uma grande festa sobre trilhos. Não faltam música, dança, comes e bebes ao longo do caminho.

Neste post trazemos todas as informações que você precisa saber sobre o trem Maria Fumaça: duração do percurso, valor dos ingressos, como fazer as reservas e os horários do trem. E é claro, embarcamos nesta locomotiva e, mais para o fim do post, contamos para você como é o passeio!

Roteiro do Maria Fumaça na Serra Gaúcha

A locomotiva movida a vapor percorre um trecho de 23 quilômetros entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, um roteiro conhecido pelos vinhos, queijos e outras delícias, verdadeiros legados deixados pelos imigrantes italianos. Ao longo do percurso, os vagões do trem Maria Fumaça viram palco para apresentações artísticas (de música, teatro e dança), que ficam ainda mais animadas após algumas provas de vinhos, espumantes e sucos de uva oferecidos nas estações em que a Maria Fumaça passa.

Maria Fumaça – Gramado

Também é possível fazer o passeio com o trem Maria Fumaça saindo de Gramado e Canela. Há diversas agências de turismo que vendem pacotes que incluem o transporte de ida e volta para Bento Gonçalves (cerca de duas horas cada trecho), o ingresso para o passeio de Maria Fumaça, além de outras atrações – dependendo do roteiro escolhido. No entanto, se você preferir fazer tudo por conta própria, reduzindo o tempo de passeio ou visitando apenas o que realmente lhe interessa, é super fácil: basta garantir os bilhetes do trem por telefone ou pelo site da operadora e pegar a estrada até Bento (cerca de 120 km).

Aos leitores do ALTO NORTE uma bela opção de viagem!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

"Mensagem da Aliança": Vidros Coloridos

sex abr 30 , 2021
“Mensagem da Aliança”: de segunda a sábado, na Aliança FM, no programa “Estação Livre” das 07h às 09h, com Claudemir Lima. Conta-se que, há muito tempo, um habilidoso calculista da Pérsia, que hoje se chama Irã chamado Beremiz Samir, prestava serviços de secretário a um poderoso Vizir. Sua capacidade de […]