Ouça a reportagem na íntegra.



O Dia do Consumidor foi instituido em 15 de março de 1962 pelo presidente americano John Kennedy como “Dia dos Direitos do Consumidor”. Num discurso memorável, Kennedy “resumiu os direitos dos consumidores em quatro pilares”: direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e direito a ser ouvido.
No Brasil, os direitos do consumidor estão protegidos através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano de 1991 (fonte: callendar.com)
O então presidente da ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Colider), Leandro Kessler faz questão de lembrar o momento histórico e o sentido real da criação do Dia do Consumidor.
Numa proveitosa conversa, Kesller comenta que a Semana do Consumidor é interessante para o empresário focar na valorização do seu cliente.
Muitas empresas esquecem de oferecer um gesto especial aos seus consumidores e injetam grandes esforços somente em montar promoções. Ofertas também são necessárias e o cliente gosta de comprar mais barato, afirma Leandro Kessler. Mas é urgente que a empresa tambem direcione ações na entrega de um excelente atendimento e serviço.
Leandro Kessler comenta ainda que o cliente não entra só por preço numa empresa e que o empresário pode conceder algum beneficio nesta semana do consumidor. Exemplos: um coffe break, uma mensagem de motivação, etc.
O cliente precisa se sentir especial nesta semana e sempre na sua empresa. Neste sentido, a ACIC está a disposição de empresários e parceiros.
Por Claudemir Lima