Bolsonaro sanciona MP que criou programa de manutenção do emprego

Medida prevê suspensão de contratos e redução de jornada e salários

Via Agencia Brasil

O presidente Jair Bolsonaro fala à imprensa no Palácio da Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem na segunda-feira (6) a Medida Provisória (MP) 936, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda. Editada pelo próprio presidente no início de abril, a MP tramitou no Congresso Nacional e foi aprovada pelos parlamentares no mês passado, com algumas alterações.

O dispositivo permite, durante o estado calamidade pública devido à pandemia do novo coronavírus, a suspensão do contrato de trabalho por até 60 dias e a redução de salários e da jornada de trabalho pelo período de até 90 dias. No caso de redução, o governo paga um benefício emergencial ao trabalhador, para repor parte da redução salarial e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas das empresas em um período em que elas estão com atividades suspensas ou reduzidas. 

Esse benefício pago pelo governo é calculado aplicando-se o percentual de redução do salário ao qual o trabalhador teria direito se requeresse o seguro-desemprego, ou seja, o trabalhador que tiver jornada e salário reduzidos em 50%, seu benefício será de 50% do valor do seguro desemprego ao qual teria direito, se tivesse sido dispensado. No total, o benefício pago pode chegar até a R$ 1.813,03 por mês. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Michelle Bolsonaro convida Virginia Mendes para reforçar campanha de combate à violência contra mulher

ter jul 7 , 2020
O ‘desafio’ proposto por Michelle Bolsonaro foi o de publicar uma foto com um ‘X’ vermelho feito na palma da mão Via Secom/MT A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, têm mantido um relacionamento bem estreito no que tange as ações sociais. No final […]