Bombeiros captura pequeno marsupial em mercado de Alta Floresta (MT)

O pequeno animal se encontrava numa das seções do mercado, abrigado dentro de uma caixa.

Via Assessoria CBM-Alta Floresta (MT)

Militar mostra o pequeno marsupial capturado Foto: CBM-Alta Floresta (MT)

Na manhã desta terça-feira (23), às 10h34min, a Central de Bombeiros de Alta Floresta recebeu ligação de funcionário de um mercado da cidade informando que havia um gambá dentro do estabelecimento em que trabalha, solicitando que fizesse a retirada do animal.

Deste modo, uma equipe de militares foi ao local, e o solicitante mostrou que o pequeno animal se encontrava numa das seções do mercado, abrigado dentro de uma caixa.

Assim, os militares constataram tratar-se de um pequeno marsupial, da mesma família dos gambás ou saruês (família Didelphidae), conhecido popularmente como cuíca, fazendo a captura da cuíca e providenciando-se em seguida a realocação do marsupial em uma reserva florestal.

CURIOSIDADES SOBRE O ANIMAL

O animal capturado e translocado pela guarnição bombeiro militar trata-se de uma cuíca, que muito se assemelha a um gambá, mas de porte bem menor em relação ao seu parente próximo. Algumas pessoas podem confundir este ser silvestre com um rato ou ratazana e, por tal motivo, pode vir a ser abatido.

É um animal de hábitos noturnos, tanto que possui olhos arredondados bastante proeminentes. O fato de ser ativo à noite faz com que dificilmente seja visto, também considerando-se seu pequeno tamanho.

É um ser onívoro, que se alimenta de néctar, frutos e insetos.

É arborícola, possuindo muita destreza em movimentar-se no estrato superior das matas e florestas, com garras bastante adaptadas para isto.

Outras características do animal é que tem pelagem no tom pardo, as patas são rosadas, possui cauda comprida e despelada e suas orelhas são grandes.

Informações por: 2º SGT BM Jesuilson e 3º SGT BM Helden.

Foto: CBM-Alta Floresta (MT)
Foto: CBM-Alta Floresta (MT)
Foto: CBM-Alta Floresta (MT)
Foto: CBM-Alta Floresta (MT)
Foto: CBM-Alta Floresta (MT)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Butantan começa a distribuir 3,9 milhões de vacinas contra covid-19

ter fev 23 , 2021
Ministério da Saúde recebe hoje 1,2 milhão de doses Via Agencia Brasil O governo de São Paulo anunciou hoje (23) o envio de 3,9 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Hoje (23), será enviado lote com 1,2 […]