Brasil tem novo Ministro da Saúde, anúncio feito nesta tarde. Mandetta demitido

Por Claudemir Lima

Já estava na pauta do governo federal a troca de Mandetta como Ministro da Saúde. A troca foi feita hoje a tarde (16/04). O novo Ministro da Saúde é Nelson Teich.

Desde quando houve a declaração pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de que o mundo estaria inserido numa pandemia de um vírus ressurgido, o novo coronavírus, as posições sobre como fazer o combate foram desconexas entre Mandetta e o presidente Jair Bolsonaro.

As posições sobre o isolamento social da forma horizontal defendido pelo ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta divergiu do ponto de visão do presidente. Jair Bolsonaro defendeu uma descentralização no trato sobre o isolamento social. As empresas fechadas e outras pressões fizeram com que fosse premente cada vez mais a troca do comando ministerial em vista da gravidade com o possível aumento do desemprego e perca da economia ativa da população.

Bolsonaro amenizou a troca ministerial e diz que houve um consenso no “divórcio”, para a saída de Mandetta da pasta.

Nesta tarde, o nome mais pesquisado no Google pelos brasileiros foi “quem é Nelson Teich”. Nós do site Altonorte fizemos essa pesquisa. Veja abaixo a atual descrição biográfica registrada no Wikipédia minutos antes da publicação desta matéria.

Anunciado hoje (16/04) como Ministro da Saude, Nelson Teich

Quem é o novo Ministro da Saúde, Nelson Teich?

Nelson Teich é formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fez Residência Médica pelo Hospital de Ipanema (1987) e em Oncologia Clínica pelo Instituto Nacional de Câncer (1990). Em 1998, concluiu MBA em Administração de Saúde pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2006, também concluiu MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC).

Na Universidade de Iorque, onde está realizando seu PhD, é orientado por Laura Bojke e Mike Drummond. Sua pesquisa é focada no tratamento de câncer no Brasil e na melhoria da eficiência técnica. Na própria Universidade, realizou um mestrado em Avaliação Econômica para Avaliação de Tecnologias em Saúde.

Fundou o Grupo Clínicas Oncológicas Integradas (COI), em 1990, e foi seu presidente até 2018[2] — em 2015, a empresa foi comprada pela UHG/Amil. Em 2009, fundou o COI Instituto de Gestão, Educação e Pesquisa — Organização não governamental —, da qual é presidente pro bono, com o objetivo de realizar pesquisas clínicas e projetos, execução de programas de treinamento e educação em diversas áreas ligadas ao cuidado com o câncer.

Entre 2010 e 2011, prestou consultoria ao Hospital Israelita Albert EinsteinSão Paulo.

É sócio do Teich & Teich Health Care, empresa que presta apoio à gestão de saúde, e diretor-executivo da MedInsight. Também atuou como consultor informal na campanha eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, em 2018, sendo cotado para assumir o Ministério da Saúde, que inicialmente foi assumido por Luiz Henrique Mandetta. Entre setembro de 2019 e janeiro de 2020, atuou como assessor do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério, Denizar Vianna, de quem foi sócio na empresa MDI Instituto de Educação e Pesquisa — que funcionou entre março de 2009 e fevereiro de 2019.

Agora é o novo Ministro da Saúde do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

20 Dicas de sucesso

qui abr 16 , 2020