Caças da FAB obrigam aviões a pousar em Mato Grosso e MS; 1,1 tonelada de drogas apreendida

Via Só Noticias

Quatro caças A-29 Super Tucano da FAB e um E-99 da Força Aérea Brasileira fizeram, neste domingo, duas operações simultâneas, e interceptou dois aviões suspeitos, com base em informações de inteligência da Polícia Federal, reforçando a capacidade de monitoramento e atuação na fronteira. Um monomotor, modelo EMB-720 Minuano, foi interceptado a nordeste de Campo Grande (MS) e acabou sendo abordado por um A-29, passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão. A aeronave foi escoltada até o pouso obrigatório em Rondonópolis, onde a Polícia Federal assumiu as ações.  Estava carregado com 450 kg de cocaína que acabaram sendo apreendidos pelos federais que prenderam ainda dois pilotos. Não foi informado para qual cidade eles levariam o carregamento.

Na segunda ação da FAB, um bimotor B-58 Baron foi interceptado a sudoeste de Campo Grande (MS), sendo orientado a pousar em Três Lagoas (MS). O bimotor não cumpriu as determinações dos órgãos de Defesa Aérea e evadiu-se, realizando pouso forçado em campo não preparado, localizado em Invinhena (MS), com cerca de 700 kg de cocaína a bordo. Também não foi informado o destino final do entorpecente.

O comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, classificou a operação como de extremo sucesso. “Atuamos em duas regiões do país, fazendo interceptações simultâneas. Comprovamos nossa capacidade de controlar múltiplas interceptações e o resultado não poderia ser melhor. Nós comprovamos que o nosso Sistema de Defesa Aeroespacial é capaz de desencadear operações simultâneas de defesa aérea onde quer que seja necessário”, ressaltou, através da assessoria.

Não foi informado se os dois aviões decolaram da Bolívia com as cargas de drogas nem feita estimativa do valor de cada carregamento. A FAB não informou se os aviões são roubados e estavam a serviço do tráfico.  As ações fazem parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública.

Só Notícias (fotos: divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Com 12 eleições, sistema eletrônico de votação brasileiro é referência mundial

seg ago 3 , 2020
Sistema eletrônico de votação garante segurança do voto e liberdade democrática Via Assessoria TRE/MT O sistema eletrônico de votação brasileiro é referência mundial, por conter mecanismos que garantem a normalidade dos pleitos, a segurança do voto e a liberdade democrática. Desde que foi adotada no processo eleitoral, em 1996, a […]