“Cidade em Pauta”: Carmem Di Novic fala dos benefícios da musicoterapia em diversos tratamentos

Carmem Di Novic falou sobre musicoterapia em entrevista ao “Cidade em Pauta”.

Por Claudemir Lima

Claudemir Lima entrevista Carmem Di Novic na Aliança FM 99,9. Foto por: Henrique Hoffman

Nesta terça-feira (31), o “Cidade em Pauta”, quadro informativo do programa “Estação Livre”, na Aliança FM, recebeu a cantora e musicoterapeuta, Carmem Di Novic, para falar sobre musicoterapia.

Carmem Di Novic é bacharel em Música e pós-graduada em Musicoterapia.

Ela destacou os benefícios da musicoterapia e a luta para inseri-la no rol dos procedimentos da ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar).

A musicoterapia auxilia no tratamento da ansiedade, depressão, controle da dor em pacientes com câncer, reabilitação de pacientes com derrame

A musicoterapia também tem sido utilizada para auxiliar mães na conexão afetiva com o bebê, ressaltou Carmem.

Carmem Di Novic divulgou o CD “Carmem Di Novic interpretando Urany Laranjeira” com 13 faixas, com vendagem total em prol das atividades de pesquisas da UBAM ((União Brasileira das Associações de Musicoterapia).

A UBAM lista diversos benefícios da musicoterapia.

No atendimento ao autista, a musicoterapia pode ajudar no desenvolvimento físico, mental e cognitivo; desenvolvimento da fala, ampliação do engajamento e habilidades de cognição social.

“Promove ganhos funcionais e melhoria nas atividades de vida diária; melhora a coordenação motora; facilita a relação familiar; melhora funções executivas; estimula a percepção auditiva dos fonemas; estimula a emissão sonora; diminui a hipo e hipersensibilidade auditiva; facilita a auto regulação e ampliação da consciência de si e do outro; estimulo a maturação do processamento das funções auditivas centrais”, complementa material informativo da UBAM sobre os benefícios da musicoterapia.

Para ser musicoterapeuta é necessário graduação ou pós-graduação na área. O PL 6379/2019 que tramita na Câmara dos Deputados busca regulamentar a profissão.

Para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela UBAM, acesse o link: https://ubammusicoterapia.com.br/

O Conservatório de Música Carmem Di Novic, que fica na Avenida Tancredo Neves, realiza atendimentos musicoterápicos em Colíder.

A musicoterapeuta Carmem Di Novic atenderá alunos da APAE do município a partir deste mês de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Papa Francisco lidera oração global por paz na Ucrânia e no mundo

ter maio 31 , 2022
Cerca de 1 mil pessoas compareceram à cerimônia Via Agencia Brasil O papa Francisco liderou nesta terça-feira uma oração global pela paz na Ucrânia e em outros lugares atingidos por guerras, sentado em sua cadeira de rodas, diante de uma estátua que os romanos tradicionalmente associam à paz. O sumo pontífice […]