CIRETRAN de Colíder (MT) reforça orientações aos motoristas da Região Norte sobre os serviços online do DETRAN

Por Claudemir G.de Lima com Assessoria

O Detran/MT reforça orientações aos motoristas neste momento de pandemia em que os órgãos permanecem fechados em 17 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangara da Serra, Alta Floresta, Cáceres, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Porto Esperidião, Nossa Senhora do Livramento, Campo Verde, Confresa, Lucas do Rio Verde e Querência.(Assessoria)

Em Colider (MT), o CIRETAN (Circunscrição Regional de Trânsito) que é órgão do DETRAN nos municípios do interior dos estados, através do chefe responsável pela unidade, Luiz Salgueiro, veio a público fazer comunicados importantes para toda a população reforçando algumas orientações já publicadas nos meios digitais de comunicação.

O CIRETAN em Colider (MT) permanece fechado e têm previsão de retorno para o dia 15 de julho, podendo ainda ser prorrogado por mais um período caso haja aumento dos casos positivos de COVID-19 no município. Atualmente o municipio está classificado como situação de “risco muito alto” de contaminação de coronavírus pela SES/MT (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso).

As informações repassadas por Luiz Salgueiro reforça as noticias já publicadas pela assessoria do DETRAN/MT.

A entrevista concedida ao programa “Estação Livre” da Rádio Aliança FM, com Claudemir Lima, trouxe á tona os serviços que o cidadão pode fazer em casa desde que tenha acesso a Internet, como por exemplo, as prorrogações de pagamentos de IPVA e Licenciamento.

Luiz Salgueiro destaca que para os motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde o dia 19 de fevereiro de 2020, bem como a Permissão para Dirigir (PPD), estes documentos estão com o prazo de validade indeterminado, conforme frisado também pela assessoria de comunicação do DETRAN/MT.

O Detran/MT orienta ainda aos motoristas que tiveram a sua CNH extraviada ou furtada que entrem no site do Detran-MT (www.detran.mt.gov.br) para solicitar a segunda via do documento, podendo inclusive requisitar a entrega da CNH em casa, via Correios.

Outra dúvida é sobre a nova placa Mercosul que segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevê a instalação da nova placa em casos de roubo, furto, dano ou extravio da placa, e nos casos em que haja necessidade da segunda placa traseira.

O que mudou também foram os vencimentos dos impostos. De acordo com Decreto 506/2020, o IPVA dos veículos com placa final 4 e 5 que venceria no mês de maio, passou para o mês de outubro; placa final 6 e 7 que venceria em junho, passou a ter o prazo até novembro; já as placas 8, 9 e 0 que venceriam no mês de julho, passam a ter o prazo estendido até dezembro de 2020. Confira na tabela abaixo (site Detran):

Com a digitalização, o Detran facilitou o atendimento virtual aos cidadãos e mais de dois milhões de proprietários de veículos de Mato Grosso já podem imprimir, em papel A4, o Licenciamento Anual do Veículo em qualquer lugar em que tiver acesso à internet e impressora. Esta é uma forma de proporcionar mais comodidade e facilidade ao cidadão, evitando deslocamento desnecessário a qualquer unidade do Detran-MT.

Luiz Salgueiro, chefe da unidade do Ciretran de Colíder (MT) complementa que o licenciamento impresso tem total validade em apresentação diante de uma autoridade policial caso seja abordado em operações. Solicita ainda que o motorista não plastifique o documento pois pode dificultar a visualização do leitor QR Code. Por ser impresso em A4, o motorista pode reimprimir caso perca.

O Detran disponibiliza serviços online que pode ser feito em casa. A facilidade dos serviços digitalizados é um preventivo para evitar as aglomerações. Além do site, o motorista ainda tem o aplicativo MT Cidadão que pode ser baixado no celular.

Luiz Salgueiro ressalta que o número de funcionários está reduzido devido a pandemia de COVID-19. Alguns funcionários do Ciretran, que pertence ao grupo de risco não podem estar atendendo e permanecem em isolamento social. O Ciretran de Colider (MT) atende também municípios vizinhos e por isso pede compreensão dos motoristas que procuram atendimento na unidade. A previsão de retorno do atendimento presencial é para dia 15 de julho.

Claudemir Lima (locutor) e Luiz Salgueiro (Ciretran/Colider)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

STF decide pela exclusão de Mato Grosso do cadastro federal de inadimplentes

qua jul 1 , 2020
Na ação, a Procuradoria alegou que a inscrição ocorreu antes da instauração e conclusão da tomada de contas especial Via Secom/MT Mato Grosso sairá da lista de inadimplentes federal até que haja conclusão da tomada de contas relativas ao convênio n° 752782/2010. A decisão foi proferida pela ministra do Supremo […]