Via Assessoria

De acordo com o parecer 05/2020 do Conselho Nacional de Educação – CNE, a rede municipal de ensino de Colíder encaminhará atividades pedagógicas não presenciais, modalidade permitida excepcionalmente nesse momento de pandemia. Com as novas orientações, a partir de hoje (18) as escolas municipais adotarão formas alternativas de atendimento para que estudantes da rede tenham acesso à tais atividades, sendo esta uma opção para minimizar retrocessos na aprendizagem e manter o vínculo escola, família e aluno.
Para o secretário de Educação, Marcio Fernandes, esta é uma forma de retomar as práticas escolares. “A medida visa sobretudo encaminhar para os estudantes atividades escolares que possam contribuir para seu desenvolvimento cognitivo, motor, oral e de produção de texto de uma forma não presencial”.
Marcio explica que os conteúdos serão encaminhados pelos professores e coordenações pedagógicas das unidades escolares e corresponderão a uma hora de estudo diário. Esse quantitativo de horas é considerado adequado, visto que, permite que as crianças fiquem concentradas e desenvolvam de forma satisfatória as atividades. Comenta ainda que essas horas serão computadas como hora aula no período de reposição.
Segundo o secretário, os conteúdos serão encaminhados por meio de grupos de WhatsApp e outras redes sociais e para as crianças que não tenham acesso à internet serão criadas outras formas para universalizar o envio dos conteúdos.
“Esperamos que com isso tenhamos alguns estímulos e que as crianças não sofram um retrocesso na sua aprendizagem. Vale ressaltar que a participação das famílias é muito importante nesse processo. É uma nova vertente que a gente terá que se adequar a partir desse momento’, conclui o Marcio Fernandes.