Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Colíder (MT) divulgou o cronograma completo que será seguido para o plano de imunização contra o coronavírus no município.
Por Claudemir G. de Lima

As primeiras doses da vacina Coronavac chegaram em Colíder (MT) nesta tarde de quarta-feira (20).
As vacinas foram transportadas pelo Escritório Regional de Saúde de Peixoto de Azevedo (MT).
A abertura oficial do plano de imunização foi realizada de frente o SESP com a presença do prefeito Hemerson Máximo.
Inicialmente foram imunizados 03 pessoas no lançamento da campanha de vacinação: Clementino Parreira da Silva, 81 anos, Aguinaldo Barreto de Araújo, 80, e a enfermeira Carina Aparecida Barreto, 31, profissional de saúde do PSF Perín.
Colíder recebeu 348 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.
Um total de 197 vacinas são para os profissionais do Hospital Regional; 136 vacinas serão para os demais profissionais da saúde do município; 15 doses serão para idosos, com preferencia aos institucionalizados.
O prefeito Hemerson Máximo (Maninho) disse que “é um dia histórico para Colíder”. E complementa dizendo que “temos que agradecer a Deus que deu sabedoria aos nossos cientistas para em tempo recorde conseguir desenvolver essa vacina. Peço à população que se cuide ainda mais, enquanto esperamos chegar todas as doses necessárias para nossa população”, disse o gestor municipal.
Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Colíder (MT) divulgou o cronograma completo que será seguido para o plano de imunização contra o coronavírus no município.
Na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da saúde que estão no enfrentamento da pandemia, inclusas no primeiro grupo do cronograma da população-alvo. No grupo 02 da primeira fase, serão vacinados pessoas de 80 anos e mais, de 75 a 79 anos; população de 60 anos ou mais institucionalizadas e indígenas.
Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 70 a 74 anos (grupo 03), de 65 a 69 anos (grupo 04) e pessoas de 60 a 64 anos (grupo 05).
A terceira fase (grupo 06) serão vacinadas as pessoas com comorbidades, como: diabetes, melitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave.
Numa quarta fase da vacinação serão incluídos os professores do nível básico ao superior (grupo 07), profissionais das forças de segurança e salvamento e os funcionários do sistema prisional (grupo 08).





Com informações do Nortão Online