Com aumento de casos de covid-19 em Colíder (MT), sistema de saúde pode entrar em colapso, alerta secretário

Post por Claudemir Lima via Assessoria

O coronavírus avança com celeridade sobre todo o Estado de Mato Grosso – 2.429 casos confirmados e 81 mortes até esta quarta-feira (03.06). Assintomático, o governador Mauro Mendes foi testado positivo para a doença e segue em isolamento domiciliar. Adriano Silva, que presidia a Fapemat, fundação vinculada à secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, faleceu em decorrência do vírus.

Colíder (MT) é sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Norte Matogrossense e que recebe todos os casos provenientes dos municípios de Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Marcelândia, Itiúba e Nova Guarita – está exposto à pandemia. Com apenas nove leitos equipados com respirador, o Hospital Regional não comporta o aumento da demanda de pacientes com coronavírus.

O município registrou até esta quarta-feira (03) 81 casos suspeitos. Destes, 28 foram testados negativos. Nove confirmados, com dois internados. Três pacientes cumprem isolamento domiciliar e quatro estão recuperados. Até o momento, não houve óbito por covid-19 em Colíder. No entanto, o prefeito Noboru Tomiyoshi e o secretário municipal de Saúde estão preocupados e alertam a população para o risco de colapso no sistema de saúde pública local.

“O coronavírus não é gripinha. Esse vírus é altamente contagioso e já está presente no nosso município. Ele já transita nas ruas, nos bairros e nas casas das famílias de Colíder”, lamenta Noboru. “A gente pede a conscientização da população. Não existe outro remédio a não ser evitar ser contaminado. Estamos preocupados, porque a população está banalizando as medidas de proteção, como a utilização da máscara, o distanciamento social e o isolamento das pessoas que pertencem ao grupo de risco. Não levem a doença para dentro de casa”, destaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

MT vai investir quase R$ 4,9 milhões em compra de farda para Polícia Militar

qui jun 4 , 2020
Recursos para aquisição já estão em caixa e processo para compra já foi iniciado pelo Comando Geral Via Assessoria Secom/MT Por meio do programa Tolerância Zero, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) vai investir R$ 4,88 milhões para a aquisição de fardamento operacional para quase 7,5 mil policiais militares de […]