
Ao longo dos anos, os podcasts têm ganhado cada vez mais espaço entre o público. Além de ser uma mídia de fácil consumo, que pode ser acessada em grandes plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Google Podcasts, produzir um podcast também ficou mais fácil.
Com um celular, um microfone e um programa de edição de áudio, já é possível expressar suas ideias e criar um programa com diversos episódios. No entanto, para distribuir o conteúdo que você criou para outras plataformas, como o Google Podcasts, é preciso ter um Feed RSS.
Confira neste artigo o que é, como criar um Feed RSS e como você pode utilizar um agregador para distribuir o seu podcast para diversas plataformas.
O que é um Feed RSS
RSS ou Really Simple Syndication é um formato que distribui informações em tempo real, utilizando XML. Ele serve para agregar conteúdos da Web e pode ser acessado por programas ou sites que são conhecidos como “agregadores”.
O RSS é comumente utilizado em sites de notícias, mas, tem um valor muito grande para quem trabalha com podcast. Com um Feed RSS, é possível que os usuários façam o upload de uma faixa do podcast em um agregador, e, através do Feed, este agregador já faz a distribuição das faixas para outras plataformas.
Existem plataformas agregadoras conhecidas, como o SoundCloud e o Anchor, que são bastante acessíveis para os usuários, não só em termos de praticidade, mas em termos monetários.