COREN alerta enfermeiros de MT a não prescreverem o “kit-Covid”

Conselho de Enfermagem cita que não há comprovação científica da eficácia dos medicamentos

Via Agenda da Noticia

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren) divulgou uma nota, na terça-feira (7), desaconselhando os enfermeiros a prescreverem medicamentos para tratamento precoce e em casos leves de Covid-19.

A nota é uma recomendação para a categoria, tendo em vista que os enfermeiros podem prescrever medicamentos como integrantes da equipe de saúde.

No documento, o Coren justifica que não há evidências científicas que comprovem a eficácia de medicamentos como Ivermectina e Hidroxicloroquina para prevenção e tratamento em pacientes com quadro leve da doença.

“A única estratégia reconhecida até o momento para prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus, por meio das recomendações mundialmente adotadas como ações de higienização pessoal e isolamento social, práticas que devem ser incentivadas e observadas por profissionais enfermeiros”, consta na nota do Conselho.

A autarquia ainda alerta que o uso de substâncias cujos efeitos ainda não estão comprovados pode colocar em risco a saúde do paciente e a conduta do profissional.

“A Consulta de Enfermagem, bem como a prescrição mediante protocolos, é fundamental para o acesso universal à saúde. Contudo, a realização desta atividade à margem dos protocolos ministeriais caracteriza ato ilegal, podendo o executor responder processo ético/disciplinar”, diz trecho da nota.

“Assim, o Corem-MT esclarece aos enfermeiros que não há respaldo legal para a prescrição do Kit Covid a pacientes com sintomas iniciais da doença a nível da atenção básica ou secundária”, afirma a nota.

Fontes: Via Agenda da Noticia/RDNews

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

SEDUC prepara retorno das aulas de forma não presencial a partir de 03 de agosto

qua jul 8 , 2020
A organização para retorno das aulas consta no plano estratégico para reabertura das escolas, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Via Secom/MT A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está se preparando para a retomada das aulas de forma não presencial (online e off-line) a partir do dia […]