Detran-MT realiza diversas ações de sensibilização no Estado para redução de acidentes

Este ano, a campanha mundial Maio Amarelo traz o tema “Juntos Salvamos Vidas”.

Via Assessoria Detran/MT

Pit Stop educativo em Cuiabá Foto por: Joicy Souza/Detran-MT

Ao longo desta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), por meio da Gerência de Ações Educativas, realizou diversas ações educativas com funcionários de empresa de transporte de cargas, revendedora de veículos, estudantes do ensino médio, universitários e também em bares e avenidas de Cuiabá buscando uma reflexão dos cidadãos e condutores sobre atitudes mais seguras no trânsito. As ações integram a programação da campanha Maio Amarelo em Mato Grosso.

“Foi uma semana muito produtiva para a campanha. Realizamos 12 ações contemplando 1.400 atendimentos diretos. Este ano retomamos as ações presenciais com integração das demais instituições, o que contribuiu para ações externas de forma coesa e eficaz. As palestras também foram muito expressivas a todos os seguimentos, que ficaram satisfeitos com o resultado”, ressaltou a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

Na palestra ofertada a cerca de 250 alunos do ensino médio da Escola Sesi Porto, em Cuiabá, foram repassadas informações sobre legislação de trânsito e orientações aos jovens sobre comportamentos mais seguro no trânsito, como o uso do cinto de segurança, atravessar a via na faixa de pedestre, uso de capacete apropriado ao pedalar, entre outras orientações.

Foto por: Joicy Souza/Detran-MT

“Ano que vem vou começar a fazer aulas para tirar minha habilitação e achei interessante já termos uma noção do que é trânsito, legislações, para sabermos o que é certo, o que é errado e andar de forma correta e sem causar mais acidentes”, relatou a estudante do 3º ano do ensino médio, Juliana Winck, sobre a palestra educativa.

Também foram realizadas blitzes educativas (pit stop) em duas das principais avenidas de grande fluxo em Cuiabá – avenida Historiador Rubens de Mendonça e Getúlio Vargas. As ações foram realizadas de forma integrada entre o Detran, Secretaria de Segurança Pública, por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob). Foram abordados os condutores de veículos, motociclistas, pedestres para a sensibilização da temática segurança viária, foco da campanha Maio Amarelo 2022.

Foto por: Joicy Souza/Detran-MT

Na quarta-feira (11), o tema álcool e direção foi abordado com 200 universitários da Faculdade de Tecnologia Senai (Fatec). Na dinâmica realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, os acadêmicos puderam conhecer e realizar o teste com etilômetro. Além disso, puderam entender melhor sobre os efeitos que o álcool pode causar no organismo, principalmente quando associado a direção veicular.

Em sua palestra, a psicóloga Flávia Brum, da gerência de prevenção ao uso de drogas da Sesp-MT, explicou sobre os prejuízos que a ingestão de bebida alcoólica causa no organismo e principalmente quando associada a direção. “A ingestão da bebida alcoolica é capaz de alterar os reflexos, pode causar perda da memória e outros prejuízos imensos a saúde”, falou.

Na quinta-feira (12) foram realizadas palestras educativas na empresa de transporte Carvalima, no grupo Votorantim e para colaboradores da Universidade de Várzea Grande (Univag). Foram abordados temas como condições adversas ao condutor, bebida e direção, legislação e atitudes mais seguras no trânsito.

Interior do Estado

As ações do Maio Amarelo também estão sendo realizadas em municípios do interior do Estado. Em Sorriso, a 37ª Ciretran realizou, no dia 11 de maio, uma palestra educativa para 12 colaboradores de uma revendedora de motocicletas da cidade.

Foto por: Joicy Souza/Detran-MT

Conforme o chefe da 37ª Ciretran, Edson Carlos de Carvalho, foi promovido um bate papo abordando temas como segurança no trânsito, legislação, além de tirar dúvidas das pessoas sobre trânsito.

A 20ª Ciretran de Alta Floresta em parceria com a Prefeitura local e Polícia Militar, realizou uma blitz educativa em uma das principais avenidas no centro da cidade com distribuição de panfletos e orientações aos motoristas, buscando reduzir o alto índice de acidentes de trânsito, principalmente com vítimas fatais.

Em Mirassol D’Oeste, os servidores da 26ª Ciretran e policiais militares do município receberam instrução de atualização aos servidores públicos no exercício da fiscalização de trânsito. A capacitação ocorreu na Câmara Municipal de Mirassol D’Oeste.

E as ações continuam. Nesta sexta-feira (13.05), a partir das 20 horas, será realizada mais uma abordagem educativa “Amigo da Rodada” em bares de Cuiabá para sensibilizar condutores sobre os riscos do consumo de bebida alcoólica e direção. 

Foto por: Joicy Souza/Detran-MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Receita com exportações de carne de frango cresce 34% em abril

sex maio 13 , 2022
De janeiro a abril, a receita com as vendas externas alcançou US$ 2,87 bilhões, uma alta anual de 32,4% Via Canal Rural As exportações de carne de frango in natura e processada do Brasil em abril atingiram 418,2 mil toneladas, 5,7% acima de igual mês de 2021, informou a Associação Brasileira […]