Dr° Danilo Alvim: pai, advogado, empresário e comunicador fala sobre a experiência de destacar o “ser” como missão

“Cidade em Pauta”: você não pode perder! De segunda a sexta-feira, ás 08h30, na Aliança FM, no programa “Estação Livre” com apresentação de Claudemir Lima, dentro do quadro “Cidade em Pauta” com participação da Rosely Pereira. A entrevista da última quinta-feira (13), foi com o Dr° Danilo Galadinovic Alvim.

Por Claudemir Lima (da redação)

Danilo Galadinovic Alvim Foto por: @facebook/arquivopessoal

Na última quinta-feira (13), recebemos um convidado especial no “Cidade em Pauta”: Dr° Danilo Galadinovic Alvim, advogado e sócio proprietário do Grupo Alvim de Comunicação, mas antes de tudo, pai; como assim prefere ser primeiramente apresentado. Apaixonado por rádio, missionário do Enchei-Vos em Colíder (MT), Drº Danilo Alvim fez sua contribuição ao programa “Estação Livre” abordando inteligentemente o papel da comunicação na vida das pessoas e sobre os direitos do consumidor, que é o foco atual da sua advocacia.

Danilo Alvim é formado em Direito pela UNIC (Universidade de Cuiabá) com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP/MT). Sua pós-graduação está conectada com o período em que foi professor de Direito na UNIC em Cuiabá. Após a docência, vendo a necessidade de contribuir com as pessoas na defesa dos seus direitos nas relações de consumo, Danilo Alvim decidiu trabalhar com o Direito do Consumidor, se tornando um especialista nesta área.

Bem experimentado na rotina de comunicador missionário do programa “Enchei-Vos”, no ar de segunda a sexta-feira pela Aliança FM (06h00 às 07h00), Danilo sentiu o famoso “frio na barriga” ao sentar-se do outro lado da bancada: como entrevistado.

Danilo Galadinovic Alvim, sua esposa Thaizze Langaro Alvim e filhos – Foto por: @facebook/reprodução

Interpelado para discorrer sobre sua carreira, Danilo trouxe uma reflexão primordial que remete ao significado do “ser” diante do “ter”. “Quando a gente fala da paixão pelo rádio, da formação quem somos nós, quem eu sou. Sabe o que eu lembrei agora?”, relembra Danilo. Ele conta que certa vez quando estava indo atender a uma audiência ainda presencial em Alta Floresta (MT), foi abordado por uma pessoa que queria saber quem ele era.

Quem você é?”, perguntou-lhe. Danilo respondeu que é pai. Mas na verdade, a interrogante queria saber, na verdade, o que ele fazia. Percebendo essa intenção, Danilo conclui afirmando que é pai, como missão dada por Deus, mas que realiza o trabalho de advogado, é comunicador e sócio proprietário de uma empresa de comunicação. “Na sagrada escritura diz que ser pai é uma missão. Eu sou uma missão, eu sou pai”. Neste sentido, o “ser” antecede e dá subsídio o “ter” .

Sobre o que veio primeiro, se foi o amor pelo rádio ou pela advocacia, Danilo nos responde fazendo uma conexão com sua história quando ainda jovem. Segundo Danilo, o amor pelo rádio e pela advocacia estão interligados, com influencias do seu pai, Dr° José Roberto Alvim, advogado e empresário do ramo da comunicação, proprietário da primeira rádio regional: Educadora AM. “Pouco importa se meu pai era advogado, ou se ele tinha outra profissão, se ele tinha um emprego, se ele era empregador ou empregado, eu queria ser igual a ele”, reflete.

Dr° José Roberto Alvim e Drª Vilma Alvim – Foto por: @facebook/arquivo

O ambiente de comunicação, juntamente com locutores da Educadora AM, acabou-lhe influenciando para a área. Mas sua história muda mesmo a partir de 2009: um chamado de Deus para uma missão, o faz renascer. “No dia 10 de julho de 2009, tive um encontro com Deus muito profundo! Uma coisa é você conhecer a Jesus pelo que as pessoas falam, outro coisa é você conhece-lo por meio de uma experiência de amor com ele. Eu tive uma experiência com Jesus no dia 10 de julho de 2009”, nos conta.

Dr° Danilo Alvim nos relata que sua experiencia com Cristo o transformou; da dificuldade para se apresentar na faculdade, do medo de falar em público ocasionado pela síndrome do pânico, para um futuro comunicador da Missão Enchei-Vos. “De repente Jesus entra na minha vida, muda a minha história”.

Ainda em 2005, Danilo estudava Direito em Colíder, na faculdade FACIDER. Tido como plano de Deus em sua vida, em 2006 foi transferido para Cuiabá, aonde acabou concluindo sua formação em Direito, na UNIC. “Logo depois que eu terminei, que me formei, Deus me deu um sinal através da oração”. Era um sinal para assumir uma cadeira; ele não tinha entendido, até então, do que se tratava. “Daqui a pouco me liga o meu professor que era coordenador”, conta. “Eu tenho para você uma cadeira”, disse o professor. A cadeira era a oportunidade para se tornar professor de Direito na universidade aonde fora acadêmico. A partir desta época a “Missão Enchei-Vos” entra em sua vida; entre aulas e retiros, procurava cumprir com zelo seu papel de missionário.

“Quando eu voltei para cá trouxe o projeto ‘Enchei-Vos’ com um curso bíblico na Paróquia aqui, Papa João Paulo XXIII e junto com um programa de rádio”. O programa “Enchei-Vos” passou pela Educadora AM e Transamérica Hits.

Dia de seu aniversário e apresentando o programa “Enchei-Vos” Foto por: @facebook/arquivo

Em Colíder, atento a extensa demanda em atender os direitos do consumidor, Danilo se tornou um especialista na área, movido pelo desejo de ajudar. Ele afirma que diante do poderio de grandes empresas financeiras com grande capital para contratar renomados advogados, os consumidores mais simples ficam vulneráveis e enfraquecidos na hora de postular uma ação reparadora na justiça. Diante disso, ele destaca que seu estímulo motivacional é poder amparar o direito destes consumidores.

Dr° Danilo citou inúmeras situações em que são constatados lesões no direito do comprador na relação de consumo. “Então eu percebo um grande número de pessoas desassistidas que sofrem lesões na relação de consumo. Então isso me motiva a interessar e trabalhar com isso”.

Dr° Danilo Alvim aponta também outras relações de abuso ao consumidor, como no caso da falta de clareza contratual ou situações obscuras de negociação. O direito ao consumidor está ancorado no CDC (Código de Defesa do Consumidor) criado em 11 de setembro de 1990. Em casos de dúvidas e reclamações, o advogado ressalta que é importante também o consumidor procurar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) local, órgão responsável em analisar medidas e mediar conflitos entre compradores e fornecedores.

Drº Danilo Alvim abordou, ainda nesta entrevista, sobre o papel do rádio como veículo de comunicação que tem se tornado o mais confiável e de credibilidade com o público. Ele destacou que a Rádio Aliança FM oferta uma programação séria com qualidade, tanto no informativo quanto no musical, aonde a família não será exposta a conteúdos vazios, evasivos, que ofendam valores morais.

Um pouco antes, logo no início, Drº Danilo explicou sobre os cuidados que exigem uma boa comunicação e como ela pode ser interpretada por cada pessoa. Neste sentido, Danilo trouxe a didática da hermenêutica jurídica para exemplificar alguns casos em que enunciados e situações podem ser analisados e interpretados de formas diferentes. Ele citou uma frase comum em praças públicas que aparece nas placas quando pede ao público para não pisar na grama. Ao pé da letra, a pessoa poderia rolar, apalpar, passar por cima andando com as mãos “plantando bananeira” que não estaria em desagravo com a lei. Portanto, a comunicação vai além do que está visivelmente exposto e requer interpretação daquilo que não está claramente dito; no caso do exemplo da placa.

Ainda no contexto de sua fala sobre hermenêutica, Dr° Danilo citou um fato ocorrido em 07 de maio quando foi inaugurado a Ponte do Abunã, na BR 364/RO, pelo então presidente Jair Bolsonaro e ministros. Segundo ele, o presidente pode ter saído de moto sem capacete com o empresário Luciano Hang, da Havan, na garupa, para chamar atenção para a obra inaugurada. Danilo argumenta que neste caso, o ato infracional do presidente provocou a abordagem e visibilidade da inauguração da obra nos meios tradicionais de comunicação. A ponte liga o Acre a Rondônia e serve de conexão para a BR-317, a Transoceânica.

O CDC brasileiro foi criado em 11 de setembro de 1990, por meio da lei nº 8.078/90 Foto por: @divulgação

Os detalhes da entrevista você pode conferir no vídeo abaixo. Os ouvintes participaram e fizeram perguntas ao entrevistado do dia: Dr° Danilo Galadinovic Alvim.

“Cidade em Pauta”: você não pode perder! De segunda a sexta-feira, ás 08h30, na Aliança FM, no programa “Estação Livre” com apresentação de Claudemir Lima, dentro do quadro “Cidade em Pauta” com participação da Rosely Pereira.

Claudemir Lima, Dr° Danilo Alvim e Rosely Pereira – Foto por: Altonorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Lançada campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes

ter maio 18 , 2021
Decreto institui Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Via Agencia Brasil O presidente Jair Bolsonaro assinou na segunda-feira (17) o decreto que institui o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes. A assinatura do documento ocorreu durante evento de lançamento de uma campanha nacional de combate ao […]