O atual vereador Adilio Toniazzo é candidato ao executivo em Itaúba (MT)

Portal Altonorte está realizando uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito na região norte de Mato Grosso para apresentação de perfis informativos aos eleitores

Por Claudemir G. de Lima

Manoel Adílio Toniazzo, candidato a prefeito em Itaúba (MT) – Foto: arquivo pessoal/candidato

EM ITAÚBA (MT)

Quatro candidatos oficializaram no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suas participações como candidatos ao executivo municipal em Itaúba (MT). E 67 candidatos disputarão as vagas no legislativo municipal.

Itaúba (MT) possui 4.189 eleitores aptos a votar nas eleições municipais. Deste total, 3.325 eleitores votarão pelo sistema de biometria. Apenas 864 eleitores não realizaram o cadastramento biométrico, mas poderão votar normalmente.

No município de Itaúba (MT), o eleitorado masculino corresponde a 2.174 eleitores, ou seja, 51,9% do total. São 2.015 mulheres que votarão neste ano, correspondendo a 48,1%.

Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Itaúba (MT) tem 3.704 habitantes. Conforme divulgação do TSE, o número de eleitores votantes no município é maior que o de habitantes.

O CANDIDATO ENTREVISTADO

Adílio Toniazzo é o candidato a prefeito em Itaúba (MT) da coligação Coragem Para Transformar consolidado pelos partidos DC (Democracia Cristã) e o PT (Partido dos Trabalhadores). Seu vice é Alex Aigner, servidor público, filiado ao DC.

Em seu perfil apresentado, o candidato Adílio Toniazzo (nome registrado de campanha), descreve várias defesas de pautas sociais em sua trajetória pública. Passou pelo Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais em 2005 e foi também conselheiro tutelar.

Toniazzo é agricultor e trouxe o PAA/Conab (Programa de Aquisição de Alimentos) do governo Lula para Itaúba (MT); foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Segundo o candidato, quando foi presidente do Sindicato auxiliou muitos a conseguirem a aposentadoria. Como articulador social, o candidato trouxe o projeto de Agricultura Familiar e também implantou a Feira Livre na cidade.

Adílio Toniazzo é atualmente vereador, eleito em 2012 e reeleito em 2016. Agora seu objetivo como prefeito, caso eleito, é unir renda e emprego aos cidadãos de Itaúba (MT). Segundo o candidato:

Itaúba não se diversificou economicamente, mesmo tendo um potencial hídrico e rodoviário capaz de alavancar nossa economia. Além disso, temos terras férteis e água em abundância para tornar a cidade um pólo produtor de hortifruti, gerando renda e emprego. A exploração desses recursos é fundamental para que Itaúba reverta sua posição desfavorável de ter mais eleitores que habitantes. Isso porque o povo busca lá fora oportunidade de emprego que não consegue encontrar aqui dentro. É para mudar essa realidade que eu quero ser o próximo Prefeito de Itaúba.

Adilio Toniazzo, em resposta sobre o motivo pelo qual pretende ser prefeito da cidade.

Pedimos ao candidato Adílio Toniazzo um compilado das propostas do seu plano de governo. Vejamos o que pretende o candidato majoritário da coligação Coragem Para Transformar:

Compra de área para fins de assentamento de 100 famílias (75 em Itaúba e 25 no Castanhal) por meio de doação de 1 ha. para cada família, de acordo com os critérios estabelecidos em lei; incentivo a Agricultura Familiar, com todo apoio técnico e de material, tornando Itaúba pólo produtor de hortifruti; implantação do setor empresarial às margens da BR 163, gerando emprego e renda; implantação da usina de reciclagem e compostagem de lixo; aquisição de tecnologia israelense para transformar lixo orgânico em gás de cozinha e fertilizante líquido; nomeação de Secretário de Saúde com experiência em Gestão em Saúde Pública, sem interferência política; destinar recurso específico para consultas, exames e remédios, com exclusividade para portadores de doenças crônicas, deficientes e idosos, de baixa renda, sem que necessitem apelar para o MP; jardinagem nos canteiros centrais e no bordeamento das calçadas; construção das casinhas padronizadas de castanhas, tornando-as cartão postal de Itaúba; implantação de educação alternativa como hipismo e artes marciais, como forma de elevar o IDEB de Itaúba; valorização dos servidores por meio de capacitações e reajustes salarial, elevação de nível e quinquênio.

Resumo do candidato a prefeito por Itaúba (MT), Adílio Toniazzo. As propostas de todos os candidatos podem ser acessadas no site do TSE: http://divulgacandcontas.tse.jus.br

É possivel mudar o mundo através da política?

Sim. Tanto para o bem quanto para o mal.  As guerras mundiais que nossos pais e avós vivenciaram decorreram de decisões políticas. Não tenho dúvida de que a Política pode servir como um instrumento para o progresso da Paz e o desenvolvimento social se tivermos a maturidade e o altruísmo necessário para as necessidades do Outro. É isso o que eu desejo para o meu mundo. E o meu mundo é Itaúba.

Resposta de Adílio Toniazzo, candidato a prefeito em Itaúba (MT)

EM MATO GROSSO

Segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as 141 cidades de Mato Grosso são pleiteadas por 479 candidatos a prefeito.

No legislativo municipal em todo o estado são 1.350 cadeiras vagas para vereadores e são concorridas por 11.478 candidatos.

Neste ano, o número de candidatos registrados em Mato Grosso aos cargos de vereadores e prefeitos é 20% maior em relação a 2016.

Em 2016, foram registradas 10.401 candidaturas. Neste ano, 12.442 candidatos estão em confronto com as decisões democráticas do eleitorado mato-grossense.

Do total de candidatos a prefeitos e vereadores, segundo registros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 66% deles são homens e 34% mulheres.

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

Portal Altonorte está realizando uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito na região norte de Mato Grosso para apresentação de perfis informativos aos eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Nadja Pessoa e Eduardo Costa trocam declarações públicas e levantam rumores

sex out 9 , 2020
Via RD1 Mais um namoro improvável pode estar perto de acontecer. Nadja Pessoa, conhecida nacionalmente por conta do relacionamento com Vinícius D’Black, está trocando comentários fofos com ninguém menos que Eduardo Costa. No Instagram, os fãs mais atentos perceberam que ela chegou a colocar uma figurinha de coração em uma das publicações do […]