Família do Matheus Spontam e o professor do medalhista incentivam estudantes de Colíder (MT) para inscrições na OBFEP

O senhor Leonildo Spontam, pai do Matheus Spontam, e o professor Helder Inocencio, foram entrevistados na segunda-feira (13), na Aliança FM, no programa “Estação Livre”.

Por Claudemir Lima

Claudemir Lima (Altonorte/Aliança FM), Leonildo Spontam (pai do Matheus Spontam), Helder Calvi Inocêncio (professor) e Rosely Pereira (Aliança FM) Foto por: Altonorte

Matheus Marinheiro Spontam, 18 anos, conquistou a medalha de ouro na Olímpiada Brasileira de Física organizada pela OBFEP (Olímpiada Brasileira de Física de Escolas Públicas).

Realizada na última quinta-feira (09) de forma virtual, a olimpíada teve 187 mil inscritos de todo país. De Mato Grosso, foram 1.100 concorrentes. A organização do evento reuniu os estudantes, professores e contou com a participação dos gestores escolares.

Leonildo Spontam, empresário na área de informática e ensino técnico, pai do Matheus, ressaltou o esforço do filho e disse que os resultados alcançados também são somas de fatores positivos, que envolvem trabalhos dos professores e escolas.

O professor Helder Calvi Inocêncio, professor do medalhista, reafirmou que os resultados são sempre satisfatórios quando ocorrem parcerias entre comunidade escolar, gestores educacionais, professores e famílias.

“Qual o diferencial do Matheus? A gente começa na parceria estabelecida entre escola e família. Nós temos a participação da família muito ativa. O diferencial é que ele é empolgado, entusiasta. O que mais chama a atenção no Matheus é a forma dele estudar e compartilhar com os outros este conhecimento”, salientou o professor.

Matheus vem conquistando medalhas desde os 14 anos. Aos 16 anos, em 2019, Matheus conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas. Aos 17 anos, em 2020, foi primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Física, sempre concorrendo com alunos de escolas particulares.

Leonildo agradeceu a dedicação dos professores e motivou outros pais a apoiarem os filhos para participarem das olimpíadas de conhecimento.

Durante a entrevista, a professora Izabel Demito, encaminhou um áudio ressaltando as qualidades de estudante do Matheus Spontam. “É um adolescente admirável, pela conduta, postura, caráter e pela dedicação”, disse a professora.

“Ele me ajudou muito e me incentivou bastante”, disse Samuel, medalhista na OBFEP 2018, amigo do Matheus.

Helder Inocencio anunciou que as inscrições para a OBFEP estão abertas.

A nível nacional, a olimpíada é coordenada pela Sociedade Brasileira de Física. Em Mato Grosso, a responsável é a professora Cléia Neves do IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). Em Colíder, as inscrições para a olimpíada são coordenadas pelo próprio professor Helder Inocêncio.

As escolas devem procurar acessar o site da SBF para realizarem as inscrições.

Na próxima semana, nos dias 21 e 22 já serão realizadas as primeiras fases da olimpíada, que é voltada para alunos do 9º ano e ensino médio.

Para tirar dúvidas, o gestor deve procurar o Helder na Escola Estadual Armando Pompeu de Barros. Os contatos são: (66)3541-3868 ou (66) 99913-5032 (Helder).

Para mais detalhes, veja a entrevista abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Guarantã do Norte (MT) investe na aquisição de mais respiradores mecânicos e aparelhos CEPAP neonatal para o Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário

ter set 14 , 2021
Mais investimentos no setor da saúde pública em Guarantã do Norte (MT). Por Claudemir Lima Via Assessoria A Prefeitura de Guarantã do Norte (MT), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos próprios, adquiriu mais dois respiradores mecânicos para serem utilizados no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário. A […]