Gripe H1N1: Colíder(MT) realiza vacinação de crianças menores de 06 anos até 05 de junho

Via Assessoria

O vírus influenza (H1N1) provoca uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco. A vacina é a única forma de prevenção. As crianças com mais de 6 meses e menores de 6 anos devem ser imunizadas. A Prefeitura de Colíder alerta os pais que a Campanha Nacional de Vacinação contra a H1N1 termina no dia 5 de junho.

A enfermeira Giseli Cristina Oliveira, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, diz que a vacina é feita nos Posto de Saúde da Família (PSFs). “Todas as unidades estão atendendo a vacinação. Reforçamos o convite aos pais para que levem as suas crianças ao PSF mais próximo à sua residência”, orienta. Para continuar garantindo a segurança da população neste momento de pandemia, as equipes seguem todas as medidas preventivas, uso obrigatório de máscara e orientação para o distanciamento.

A enfermeira comenta que muitos pais estão com medo de sair de casa com seus filhos por causa do covid-19. Ela afirma que as equipes de saúde adotaram uma estratégia cuidadosa para atender a população. “As unidades estão bem organizadas, não estamos deixando entrar muitas pessoas para não haver aglomeração, um controle bem rígido. A gente convida para que vocês venham em horários alternativos, do meio do expediente para o final, quando as unidades costumam estar mais tranquilas”, orienta a coordenadora.

A vacinação na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. “Eu quero reforçar que é uma vacina de suma importância, principalmente para crianças. Agora a gente vai entrar num período sazonal de gripe. Nós vacinamos até o momento 30 por cento das crianças de Colíder, e a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90 por cento”, pontua Giseli.

A vacinação também acontece nas comunidades rurais de Colíder. “As equipes responsáveis seguem roteiros e que estão sendo seguidos. Cada dia, elas estão em uma comunidade específica e reúnem essa população de forma organizada para proceder a imunização”, lembra Giseli.

A vacinação também acontece nas comunidades rurais de Colíder. “As equipes responsáveis seguem roteiros e que estão sendo seguidos. Cada dia, elas estão em uma comunidade específica e reúnem essa população de forma organizada para proceder a imunização”, lembra Giseli.

Por Sergio Ober

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Escolas municipais de Colíder (MT) dão inicio ao regime de aulas não presenciais

qua maio 27 , 2020
A prática será adotada durante o período de pandemia Via Assessoria A Secretaria Municipal de Educação de Colíder deu início ao regime especial de aulas não presenciais para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A medida atende a um parecer do Conselho Nacional de Educação – CNE que […]