Instagram expande função que aproxima rede social do TikTok

Reels é continuação de um recurso que estava em testes no Brasil, chamado Cenas. Com anúncio, rede social tem nova forma de compartilhar conteúdo com outros usuários.

Via G1/Tecnologia

Instagram anuncia função Reels e vai expandir criação de conteúdo editado e autoral. — Foto: Divulgação/Instagram

Instagram anunciou ontem na terça-feira (23) que vai expandir a função Reels, criando um novo espaço para compartilhar conteúdo na rede social. A novidade adiciona uma nova seção nos perfis, que vai reunir vídeos curtos e que tenham algum tipo de efeito ou de edição.

O conceito é bastante parecido com o que existe no TikTok e no antigo Vine, um app do Twitter que foi descontinuado.

A novidade é a continuação de um recurso lançado exclusivamente no Brasil no ano passado, chamado de Cenas. Além do Brasil, França e Alemanha também recebem a novidade, que chega para os usuários a partir de quarta (24).

Até então, o Cenas não tinha um espaço definido para exibição: ele era uma versão das Stories e aparecia dessa maneira quando publicado. Os pequenos vídeos feitos pelos usuários também eram inclusos em uma parte específica da seção Explorar.

Expansão do Reels adiciona nova aba de conteúdo no perfil dos usuários. — Foto: Divulgação/Instagram

Segundo Vishal Shah, vice-presidente de produto do Instagram, há uma demanda por vídeos que tenham curta duração, mas, ao mesmo tempo, tenham grande carga de criatividade. “As pessoas têm compartilhado cada vez mais esse tipo de conteúdo no Instagram”, disse.

Para ele, com o teste do Cenas no Brasil, o Instagram percebeu que a efemeridade dos stories não era compatível com a criação e o trabalho por trás de um vídeo editado. Por isso, escolheram criar uma nova seção para que esse tipo de conteúdo pudesse ficar armazenado.

“Escolhemos introduzir um novo formato para que pudéssemos deixar as regras de maneira mais simples”, afirmou.

Apesar do anúncio, que se soma a outras iniciativas recentes de conteúdo no Instagram, Shah afirma que o intuito é não deixar o aplicativo complicado e que eles estão dispostos a incluir e remover funções da plataforma.

Atingir maior audiência

Uma das diferenças do Reels para o restante do conteúdo no Instagram é como o conteúdo é compartilhado. Diferente de redes como o TikTok, em que uma publicação pode ser exibida para todos os usuários, o conteúdo no Instagram é principalmente distribuído entre os seguidores dos usuários.

Nesse sentido, o compartilhamento do Reels será mais próximo do TikTok, com o usuário podendo escolher se quer que o vídeo que está publicando seja apresentado na aba Explorar do app.

De acordo com Shah, 50% dos usuários já fazem consumo de conteúdo na aba Explorar e usam essa seção para descobrir novos interesses e perfis.

“Acredito que as pessoas não necessariamente compartilham conteúdo [no Instagram] com o objetivo de serem descobertas por uma grande audiência”, disse sobre a mudança de cultura na plataforma. Para ele, atualmente existe uma grande comunidade de criadores já estabelecidos no Instagram, mas novas funções, como o Reels, podem ajudar a próxima geração de criadores e ser descoberta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Simone e Simaria brinca sobre live com Maiara e Maraisa: "Elas não querem"

ter jun 23 , 2020
Simone e Simaria responderam perguntas de fãs em live e disseram que topam cantar com Maiara e Maraisa na hora que elas quiserem Via Revista Quem/Globo Simone e Simaria conversaram com fãs durante uma live na segunda (22) e responderam algumas perguntas. Uma fã questionou porque a dupla não faz […]