Mesmo com pandemia, Brasil garante alimentos para consumo interno e exportações, afirma Tereza Cristina

Entre ações do MAPA para contornar a crise, estão a criação de um comitê de crise para monitorar os impactos da pandemia e a publicação de uma portaria detalhando as atividades essenciais para garantir o funcionamento do setor

Via Brasil 61 (Agencia do Radio)

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, fala sobre a importância dos países árabes na agricultura brasileira, durante palestra na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Com o objetivo de garantir o abastecimento da população durante a pandemia do novo Coronavírus, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, afirmou que a Pasta tem buscado realizar ações para promover o abastecimento da população brasileira e a saúde dos trabalhadores rurais, para minimizar os efeitos da pandemia no setor agropecuário.

Durante reunião do Conselho de Governo realizada na última semana, a ministra disse que, até o momento, foi possível garantir o alimento nas gôndolas dos mercados brasileiros e cumprir os compromissos de exportação. 

Entre as ações estão a criação de um comitê de crise para monitorar os impactos da pandemia e a publicação de uma portaria detalhando as atividades essenciais para garantir o funcionamento do setor.

Além disso, houve a publicação da resolução 4.801 do Conselho Monetário Nacional, que permitiu prorrogar prazos e capitalizar os produtores afetados pela crise. Outra medida foi a antecipação de recursos para o Garantia Safra e de recursos do Funcafé.

Segundo Tereza Cristina, mesmo com a pandemia, “a agricultura brasileira mostrou mais uma vez a sua importância para o desenvolvimento do país, pois, mesmo em situação adversa, cumpriu seu papel de guardiã da segurança alimentar com sanidade e sustentabilidade”.  

Na ocasião, a ministra ressaltou que as principais ações do ministério deram prioridade aos pequenos produtores, agricultores familiares e comunidades tradicionais.

Ouça a reportagem:

Também no site: Câmara dos Deputados deve apreciar projeto de apoio à agricultura familiar nesta terça-feira (16)

One thought on “Mesmo com pandemia, Brasil garante alimentos para consumo interno e exportações, afirma Tereza Cristina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

BNDES suspende dívidas de estados e municípios em R$ 3,9 bilhões

sex jun 19 , 2020
Pagamento foi suspenso para que os entes federados possam aplicar os recursos no enfrentamento à pandemia Via Brasil 61 (Agencia do Radio) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou novas medidas econômicas para ajudar no combate à pandemia e à crise instaurada pelo novo coronavírus. Além de […]