Ministério aprova novas tecnologias para combate à tuberculose no SUS

Foram incorporados medicamentos e uma técnica de diagnóstico

Via Agencia Brasil

Dia Mundial de Combate à Tuberculose Na foto: Autora: Carol Garcia / AGECOM

O Ministério da Saúde aprovou novas tecnologias a serem incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de tuberculose: dois novos medicamentos e uma técnica de diagnóstico.

A definição foi tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS em reunião nos dias 5 e 6 de agosto. Os dois medicamentos admitidos para os tratamentos foram a delamanida e a bedaquilina.

Eles podem ser utilizados em situações em que pacientes apresentam resistência aos remédios empregados no método tradicional. No caso da delamanida, a Organização Mundial da Saúde indica que ela seja ministrada somente quando as demais alternativas não funcionaram.

Já a bedaquilina é sugerida para quem possui resistência à rifampicinas, remédio bastante considerado mais ativo contra o bacilo TB.

O método de diagnóstico avalizado foi a cultura e teste de sensibilidade a antimicrobianos em meio líquido automatizado. Segundo o Ministério da Saúde, isso ampliará as possibilidades de exame da doença no país.  

Edição: Fábio Massalli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Indicador mostra inflação mais alta para famílias de renda menor

sáb ago 15 , 2020
Índice por faixa de renda foi divulgado pelo Ipea Via Agencia Brasil O Indicador de Inflação por Faixa de Renda referente a julho, divulgado  pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela expansão da inflação para todas as faixas de renda, pelo segundo mês consecutivo. Da mesma forma, o indicador confirma […]