Novos cursos são estudados para implantação no campus da UNEMAT em Colíder (MT)

Novos ciclos de cursos atrativos para o campus de Colíder (MT) podem influenciar de modo positivo a economia gastronômica, hoteleira e turística.

Profº Dr° Marcelo Leandro Holzschuh, Diretor Político Pedagógico e Financeiro do Campus da UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso) de Colíder (MT) – Foto: Cnpq

Foi a vez do Programa “Estação Livre” no quadro “Cidade em Pauta” entrevistar o Profº Dr° Marcelo Leandro Holzschuh, Diretor Político Pedagógico e Financeiro do Campus da UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso) de Colíder (MT) para falar sobre educação pública universitária, e mais precisamente, sobre os cursos ofertados para a cidade e região.

Segundo o Profº Dr° Marcelo Leandro Holzschuh, a função da UNEMAT de estar no interior, “proporciona acesso àqueles que realmente não tinham condições de irem para outras cidades estudar de permanecerem na cidade local” para se formar numa universidade pública. O custo para morar noutra cidade se torna elevado por agregar várias despesas, como moradia, alimentação, entre outras.

Em 2021 encerra-se o ciclo de quatro turmas de acadêmicos cursantes na UNEMAT de Colíder (MT), porém o Prof° Marcelo Holzschuh estuda a possibilidade de inserir mais cursos através de uma pesquisa popular, para saber quais são os mais procurados. Segundo informações prévias, há grandes interesses pelos cursos de Agrárias, que são profissionais voltados para o agro e agricultura familiar na região.

Sobre a adoção de mais cursos, Marcelo Holzschuh destaca que “é interessante para o município porque acaba girando um pouco a economia”. Novos ciclos de cursos atrativos para o campus de Colíder (MT) podem influenciar de modo positivo a economia gastronômica, hoteleira e turística. Novos cursos abrirão mais oportunidades de escolhas profissionais e também poderão motivar os alunos do ensino fundamental para continuidade dos estudos.

Segundo o diretor do Campus Marcelo Holzschuh, Zootecnia juntamente com Agronomia são cursos que podem ganhar bases sólidas em Colíder (MT). Para 2023, estuda-se a possibilidade do curso de Engenharia Civil, devido a existente procura nesta área de formação.

Os cursos em andamentos em Colíder (MT) no momento são de Biologia, no 6° semestre, Agronomia, 4º semestre e Direito que está no segundo semestre. Para o Prof° Dr° Marcelo Holzschuh, esses cursos apresentam baixa evasão universitária.

Em Colíder (MT), assim como em outros municípios, observam-se que muitos professores da educação básica e fundamental não atuam diretamente na sua área de formação. Marcelo Holzschuh entende que seria interessante a inclusão de cursos de segunda licenciatura para atender esses profissionais da educação na região. Segundo ele, já há um estudo neste sentido.

Desde a década de 90, o Campus Universitário do Vale do Teles Pires da UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso) em Colíder (MT), proporciona formação acadêmica gratuita na região norte com formação de inúmeros profissionais para o mercado de trabalho.

Assim que iniciou as atividades acadêmicas em Colíder (MT) na década de 90, três cursos começaram a ser ofertados pelo Campus: Matemática, Letras e Ciências Biológicas.

Em 2004, a UNEMAT em Colíder (MT) passou a ter na grade universitária o Curso de Licenciatura em Computação, que recentemente deu espaço a um curso com mais requisição no mercado de trabalho; o de Bacharelado em Sistema de Informação, por ter “um leque de atuação maior”. Porém, Sistemas de Informação e Geografia foram migrados para o Campus de Sinop (MT).

Em resumo, a UNEMAT em Colíder (MT) já ofertou os cursos de matemática, letras, pedagogia, biologia, e durante 10 anos, o curso de Licenciatura em Computação.

O Profº Dr° Marcelo Leandro Holzschuh, Diretor Político Pedagógico e Financeiro do Campus da UNEMAT de Colíder (MT) se coloca á disposição para as pessoas que possuem dúvidas sobre a vocação profissional.

O telefone do campus universitário em Colíder (MT) disponível para tirar dúvidas e informações sobre cursos é o (66)3541-1573 ou pode acessar o portal: www.colider.unemat.br.

Campus universitário da Unemat em Colíder (MT) – Foto: Claudemir Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

16 de Setembro: Dia do Caminhoneiro

qua set 16 , 2020
Via Calendarr O Dia do Caminhoneiro é celebrado anualmente em 16 de setembro. Esta data é uma homenagem a todos os profissionais que atravessam as longas estradas brasileiras e internacionais, transportando as mais diversas mercadorias e movimentando a economia nacional. No Brasil, existem três datas comemorativas que homenageiam os caminhoneiros: 30 de junho, 25 […]