O WhatsApp Pay é uma ameaça para o PIX do Banco Central?

Via Tec Mundo

WhatsApp Business permite transferência de dinheiro. Foto: Showmetech

WhatsApp lançou um novo recurso no Brasil que permite transferir dinheiro entre pessoas e pequenos negócios que utilizam o mensageiro. A novidade vinha sendo testada na Índia desde 2018, mas nunca chegou a ser lançada oficialmente por lá devido a entraves regulatórios. Com isso, o maior mensageiro do mundo resolveu se voltar para o Brasil, que possui sistema financeiro muito mais simples e também concentra uma grande quantidade de seus usuários ativos diariamente. 

São 120 milhões de pessoas usando o WhatsApp continuamente no Brasil, isso fez com que o Banco Central começasse a monitorar de perto o desenvolvimento do WhatsApp Pay. O BC inclusive já se pronunciou publicamente sobre o assunto.

“O BC está acompanhando a iniciativa do WhatsApp e avalia que há grande potencial para sua integração ao PIX. Entretanto, o BC considera prematura qualquer iniciativa que possa gerar fragmentação de mercado e concentração em agentes específicos”, escreveu a instituição em comunicado ao Convergência Digital.

Com tudo isso “na mesa”, especialmente com essa possibilidade de fragmentação de um mercado de pagamentos que só agora está dando seus passos iniciais em uma espécie de unificação, será que o WhatsApp Pay será uma ameaça ao PIX?

Se você ainda não conhece o novo sistema de pagamentos universal do Banco Central, trata-se de uma plataforma que permitirá a interoperabilidade entre bancos e instituições de pagamento em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode conferir um artigo completo que publicamos acerca do PIX.

Qual é a posição do próprio WhatsApp?

O TecMundo entrou em contato com o WhatsApp para descobrir o que o mensageiro acha do PIX que deve chegar ao consumidor brasileiro em novembro deste ano.

O lançamento de um sistema de pagamentos com 120 milhões de usuários em potencial poucos meses antes da inauguração da solução do BC naturalmente pode ser encarado como uma ameaça, mas o mensageiro não parece estar interessado em fragmentar o mercado de pagamentos nacional, como teme o BC.

“Estamos avaliando essa importante tecnologia com nossos parceiros e compartilharemos mais informações em breve”, disse o mensageiro em contato com o TecMundo.

Leia também no “Eu Topo” da TOP FM 89,7: Ludmilla sobre briga com Anitta: “Se não mudar de caráter, não quero na minha vida”

Facebook e Instagram vão permitir desabilitar anúncios políticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Lady Gaga dá jaqueta exclusiva de grife a fã que a encontrou na rua

qui jun 18 , 2020
A jaqueta doada por Lady Gaga é da grife Yves Saint Laurent e custa cerca de 5 mil dólares. Confira a história. Via Portal PopLine Um elogio pode mudar o seu dia, principalmente se você tiver a sorte de esbarrar com Lady Gaga na rua. Foi o que aconteceu com a norte-americana Shannon […]