Plataforma gov.br oferece quase 5 mil serviços para os brasileiros

Serviços digitais dão economia de R$ 7 bilhões aos cofres públicos

Via Agencia Brasil

O diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dador, Gileno Gurjão Barreto, é o entrevistado do Programa A Voz do Brasil. Imagem por: © Valter Campanato/Agência Brasil

O Serviço Nacional de Processamento de Dados (Serpro) é responsável por disponibilizar 4.900 serviços digitais para o cidadão brasileiro por meio da plataforma gov.br. Para detalhar todo esse trabalho, o presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto, foi entrevistado pelo programa A Voz do Brasil.

Barreto citou alguns dos principais serviços ofertados, como os sistemas da receita federal para entrega do Imposto de Renda; a carteira digital de trânsito; o pagamento de multas por aplicativo e o certificado de vacinação.

O presidente do Serpro falou dos projetos que ainda serão executados, como o Embarque Mais Seguro, que será um serviço de acesso às plataformas dos aeroportos por reconhecimento biométrico.

De acordo com o presidente do Serpro, os serviços digitais combatem a burocracia e geram uma economia de cerca de R$ 7 bilhões ao ano. “Mas há uma economia subjacente, que é muito difícil de ser mensurada, mas que não tem preço, que é a economia de tempo das pessoas. As pessoas não precisam ir ao órgão, não precisam se locomover da sua cidade, do seu município ou do seu distrito para fazer uma prova de vida”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

CNH Digital poderá ser usada para identificar candidatos do Enem

sex maio 13 , 2022
Inscrições poderão ser pagas por Pix ou cartão de crédito Via Agencia Brasil A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com uma série de serviços digitais que facilitam a vida do estudante. Entre elas, a possibilidade de, pela primeira vez, os candidatos poderem usar a versão […]