Santo Heriberto – 16 de março

Imagem Santo Heriberto - 16 de março

Santo Heriberto nasceu no ano de 970 na Alemanha e era descendente do conde de Worms.

Conta-se que no dia do nascimento de Santo Heriberto havia uma luz na casa da sua família que durou algumas horas, e marcaria a vida do santo desde então.

Heriberto sempre mostrou propensão para a religião e os estudos, então seus pais o entregaram para o convento de Gorze no ano de 995 onde ordenou-se sacerdote.

Homem de grande sabedoria

Mesmo durante sua vida adulta Santo Heriberto não deixaria seus estudos de lado, e seria considerado o homem mais sábio de seu tempo, inclusive sendo nomeado pelo Imperador Oton III seu chanceler.

Apesar de sua idade Santo Heriberto era muito respeitado por todos por conta de sua sabedoria e caridade, e no ano de 999 se tornaria o Arcebispo de Colônia, com um ministério frutuoso e cheio da graça de Deus mesmo em constantes dificuldades.

Heriberto sempre foi um homem dedicado ao povo, e à caridade, inclusive utilizando de toda a influência que possuía para realizar trabalhos pela população mais necessitada

Santo Heriberto tornou-se, então, arcebispo de Colônia. Ele era, então, muito jovem. Porém, mesmo assim, respeitadíssimo por todos por conta de sua sabedoria, caridade e santidade. Seu ministério foi frutuoso e cheio da graça de Deus, apesar das dificuldades constantes. Sua caridade para com o povo nunca cedeu e ele usava de toda sua influência na corte para ajudar os mais necessitados.

Com a morte de Oton III. seu irmão se tornaria o imperador, sob o título de Henrique III. Sendo que este a princípio não confiava no então Arcebispo Heriberto, porém com a convivência e observando a sabedoria, santidade e retidão faria o mesmo que seu irmão e o nomearia novamente chanceler.

Com grande influência no novo reinado Santo Heriberto utilizaria dos seus recursos para continuar suas obras de caridade, inclusive chegando a construir um grande hospital que atenderia os mais necessitados, com o próprio Arcebispo visitando diariamente os doentes, e fazendo questão de cuidar deles pessoalmente.

Milagre da Chuva

Houve certa vez, uma grande seca na região. A chuva sumiu por vários meses. Santo Heriberto, então, coordenou um jejum de três dias, sendo ele o primeiro a jejuar e orar. Após isso, organizou uma procissão penitente, com o intuito de pedir chuva aos céus. Aconteceu, porém que, mesmo assim, não choveu. Por isso, Santo Heriberto começou a chorar arrependido, diante de todo o povo, assumindo a culpa pela seca. Afirmava, chorando, que seus pecados estavam impedindo que a graça acontecesse. Então, nesse momento, caiu uma forte chuva que duraria por vários dias assim findando a seca.

Morte e Canonização

Aclamado como santo pelo povo ainda em vida, Santo Heriberto morreria em 16 de março de 1021, após fazer uma visita pastoral à cidade de Deutz. Lá, foi contaminado por uma febre maligna, que assolava o povo, e faleceu.

Logo, passou a ser venerado como santo por todos os fiéis da região. Suas relíquias foram sepultadas na belíssima catedral de Colônia. Seu culto se espalhou pela Europa.

Sua canonização foi celebrada pelo Papa Gregório IX em 1227 e sua festa estabelecida para o dia 16 de março, dia de sua morte.

Fonte: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/santo-heriberto-16-de-marco.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Assunto do Dia 16/03/20

seg mar 16 , 2020
COMO CINGAPURA PROSPEROU AO ELIMINAR QUASE TODA A CORRUPÇÃO,USANDO DE PENA DE MORTE E A EDUCAÇÃO. VOCÊ ACHA QUE ISSO DARIA CERTO AQUI NO NOSSO BRASIL ? PORQUE ?DE_SUA OPINIÃO