Secretaria de Desenvolvimento Econômico incentiva a produção de máscara caseira em Colíder

Com a determinação do Governo do Estado do Mato Grosso de que toda a população terá que usar máscara ao sair de casa e com a dificuldade que o Governo Municipal vem enfrentando para comprar máscaras descartáveis destinadas às equipes de saúde que atuam no combate ao Coronavírus, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está incentivando a produção doméstica e por artesãos desse tipo de material, visto que, especialistas dizem que a população pode usar máscaras simples, feitas em casa a partir de diversos materiais de forma a liberar as máscaras cirúrgicas e as N95.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Ronaldo Vinha, secretário de Desenvolvimento Econômico, recomenda a utilização da máscara e fala da preocupação em conseguir confeccionar a quantidade para suprir a demanda em Colíder. “A Casa do Artesão já está produzindo, além de malharias e pessoas que fazem em casa. Isso é muito importante, tanto para ajudar as pessoas na época de crise e também a população que precisa usar a máscara”, destaca.

A recomendação para a população usar máscaras domésticas como forma de se prevenir do Coronavírus não vem somente do secretário Ronaldo Vinha, o secretário de Saúde, Rafael Bosco, comenta que a determinação do Governador do Estado, Mauro Mendes, para que a população utilize máscara ao sair de casa é uma medida que irá contribuir com o retardo das infecções. Pede que as pessoas se atentem para utilização de máscaras caseira e deixem as hospitalares para as equipes de saúde. “O site do Ministério da Saúde ensina como fazer sua máscara e na cidade tem várias pessoas produzindo e vendendo”, conclui.

Fonte: http://www.nortaoonline.com/noticias/colider/10763/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Carreta carregada com soja tomba na BR-163 no Nortão e motorista fica ferido

ter abr 7 , 2020
O Iveco bitrem tombou, hoje de manhã, na rodovia federal, a cerca de 4 quilômetros de Terra Nova do Norte (162 quilômetros de Sinop). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista ficou ferido, foi socorrido por populares e levado ao hospital. Seu quadro clínico não é considerado grave. […]