Secretário destaca projetos, investimentos e ações do governo municipal na agricultura familiar em Colíder (MT)

O secretário Dito Brito foi o entrevistado da Aliança FM de quinta-feira (14), no programa “Estação Livre”, apresentado pelo jornalista Claudemir Lima, com a participação da locutora Rosely Pereira, no quadro de entrevistas “Cidade em Pauta”.

Por Claudemir Lima

Dito Brito falou sobre agricultura familiar com os locutores Claudemir Lima e Rosely Pereira, na última quinta-feira (14) Foto por: Altonorte

Composta por pequenos produtores rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, pecuaristas, silvicultores, aquicultores, piscicultores, a agricultura familiar tem sido a principal responsável pela produção dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

A agricultura familiar se destaca pela produção de milho, mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, fruticulturas e hortaliças.

O secretário municipal de Agricultura de Colíder (MT), Dito Brito, enfatizou os investimentos feitos pelo governo municipal neste setor, importante base econômica do município.

Com experiencia na vida pública desde 89, incluindo seis mandatos como vereador e 35 anos como Técnico Agrícola, o secretário Dito Brito foi o entrevistado da Aliança FM de quinta-feira (14), no programa “Estação Livre”, apresentado pelo jornalista Claudemir Lima, com a participação da locutora Rosely Pereira, no quadro de entrevistas “Cidade em Pauta”.

Durante a entrevista, o secretário fez observações sobre os 10 meses de trabalho do executivo, pontuando a credibilidade do atual mandatário de Colíder, Hemerson Máximo (Maninho), perante as esferas representativas do Estado.

Dito enalteceu os investimentos integrantes do programa Mais MT repassados pelo governo estadual por meio da Secretaria Estadual de Agricultura, comandada por Silvano do Amaral.

Em entrevista, Dito Brito pontuou a parceria inconteste das bancadas legislativas federal e estadual e citou os deputados Neri Geller (PP), Juarez Costa (MDB) e Maxi Russi (PSB).

O secretário abordou sobre os investimentos recebidos do governo estadual na última sexta-feira (08) em Cuiabá. O evento reuniu toda a bancada federal, estadual, além de secretários de Estado, prefeitos e autoridades municipais e o governador Mauro Mendes.

Foram mais de 200 milhões investidos nos 141 municípios em equipamentos e maquinários para a agricultura familiar.

Dito Brito destacou que a Secretaria de Agricultura recebeu um veículo Toyota Hilux para locomoção nos atendimentos aos produtores, uma ensiladeira, uma cascalhadeira, um caminhão baú para o transporte da merenda escolar e duas motos niveladoras.

“São recursos e equipamentos que vem ajudar muito o produtor, principalmente nossa agricultura familiar, da porteira para fora e também da porteira para dentro”, salientou.

O secretário ressaltou que o prefeito de Colíder tem recebido cumprimentos dos demais chefes dos executivos municipais pelos trabalhos conduzidos na administração e o reconhecimento do próprio governo estadual, devido as incessantes e produtivas buscas de infraestruturas para o município.

Brito acrescentou que o jovem prefeito tem mostrado um incansável “compromisso e uma responsabilidade” impressionantes, tornando-se “inspiração para secretários e comunidade”, com ações estruturais em todas as pastas.

Dito Brito mencionou sobre o projeto do consumo solidário de produtos da agricultura familiar. Ele afirmou que a “comercialização solidária tem sido um sucesso” e que as entregas acontecem 3 vezes por semana. O projeto da comercialização solidária aproxima o consumidor da cidade com os produtores rurais.

Outro projeto lembrado pelo secretário trata-se do laboratório em parceria com a EMPAER para a detecção da mastite no gado leiteiro. “Pode-se dizer que é o primeiro laboratório no estado de Mato Grosso. Em 24 horas você já sabe que tipo de bactéria que é e o tipo de medicamentos que vai ser aplicado. Nós temos perdido muitas vacas com problemas de mastite”.

A Secretaria de Agricultura realiza análises de solos para os produtores rurais. Dito Brito falou também sobre esta ação, que tem melhorado a qualidade da terra para plantios e pastagens.

“Só neste ano já foram mais de 250 analises de solo para fora. O produtor está inserido no processo, nós estamos fazendo uma discussão bem estreita com o produtor, queremos estar fazendo uma organização das associações, para que ele possa ter competitividade na hora de produzir, na hora de comercializar”.

Dito Brito reiterou sobre a potencialidade da agricultura familiar e observou que o município está em bom momento e segue avançando economicamente.

Para mais informações da fala do secretário, que se emocionou ao falar sobre ações, projetos e investimentos e da atual fase administrativa de Colíder, assista abaixo a entrevista.

Noé Oliveira, produtor rural, ouvinte, estava no momento visitando a Rádio Aliança FM e Top FM e tirou uma foto com Dito Brito, secretário municipal, e Claudemir Lima, da Aliança FM/Altonorte Foto por: Altonorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Flamengo fica no 0 a 0 com o Cuiabá no Maracanã

seg out 18 , 2021
Santos e Sport empatam na Arena Pernambuco Via Agencia Brasil O Flamengo ficou no 0 a 0 com o Cuiabá, no estádio do Maracanã na noite de domingo (17), e conseguiu diminuir para 10 pontos a diferença para o líder do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG (que perdeu de 2 a […]