Sorriso (MT) investiga caso suspeito de varíola dos macacos

Segundo o município, paciente está bem e já fez a coleta para exames. Ele viajou para região com confirmação da doença.

Via G1/MT

Foto por: Reprodução/TV Anhanguera

A Secretaria de Saúde de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, comunicou que investiga um caso suspeito de varíola dos macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox.

Segundo o município, o paciente procurou atendimento médico ao apresentar sintomas, após retornar de viagem a região com casos confirmados. Ele passa bem e já fez a coleta de material para exame.

Os sintomas da doença são febre súbita, forte e intensa, dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço, inchaço na região do pescoço, axilas e região perigenital, além de feridas e lesões pelo corpo.

“Caso perceba um desses sintomas e tenha ciência do contato, o indicado é procurar uma unidade de saúde ou UPA”, orienta a cordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

A contaminação, segundo ela, ocorre principalmente no contato pele a pele, mas também por meio de secreção ou compartilhamento de objetos. Por isso, segundo ela, a melhor forma de prevenção é evitar o contato direto com a pessoa doente.

Cuiabá e Rondonópolis também acompanham casos suspeitos da doença. No país, o Ministério da Saúde contabilizava, até terça-feira (2), 1.369 registros e uma morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Sancionada lei que libera consignado para o Auxílio Brasil

qui ago 4 , 2022
Medida também amplia margem desse crédito a segurados da Previdência Via Agencia Brasil O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 14.431/2022 que libera o crédito consignado a beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de programas federais de transferência de renda, como o Auxílio Brasil. A medida também amplia a […]