Suspeita de coronavírus em avião da Latam deixa 200 passageiros retidos no aeroporto de VG

O caso foi registrado na noite de quinta-feira (12).

Um avião da empresa Latam com 200 passageiros, sendo o voo 3674, ficou retido no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, na noite de quinta-feira (12), após suspeita de que uma passageira estava com sintomas do novo coronavírus (Convid-19).

Diante das suspeitas da doença, a companhia – sob supervisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – orientou que todos os funcionários da aeronave se paramentassem com equipamentos de segurança, para que fizessem o desembarque do voo e encaminhassem para a quarentena cerca de 200 passageiros.

No entanto, a suspeita foi descartada e foi informado que a mulher estava com uma forte sinusite, mesmo assim ela está passando por vários exames e sendo monitorada.
Os outros passageiros foram liberados, porém, caso o exame ateste positivo todos que estavam no avião devem passar por exames.

A empresa Latam foi procurada e ainda não respondeu sobre o caso à reportagem.

Casos monitorados no estado

Na quinta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou cinco novos casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. No total, são monitorados seis casos suspeitos no estado, provenientes de cinco municípios; até o momento, não há casos confirmados.

Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os seis casos que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Araputanga (1), Cuiabá (2), Nova Xavantina (1) e Várzea Grande (1).

Até o momento, as equipes de vigilância monitoraram um total de 17 ocorrências. Ainda de acordo com a Nota Informativa da Secretaria de Estado, sete casos foram descartados e quatro foram excluídos por não preencherem os critérios de definição para COVID-19.

Aumento de casos suspeitos

O Ministério da Saúde já confirmou 77 casos de COVID-19 no Brasil, nos seguintes estados: São Paulo (42), Rio de Janeiro (16), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Bahia (2), Alagoas (1), Paraná (6), Pernambuco (2), Rio Grande do Sul (4), além de dois no Distrito Federal. Sendo que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia identificaram transmissão local de casos.

Mesmo diante deste contexto, o COE-MT esclarece que, neste momento, não há recomendação para o fechamento de locais com concentração de pessoas – como escolas, cinemas, bares e outros. A equipe reforça a toda a população que sigam as orientações de controle e prevenção citadas nesta matéria.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) divulga as atualizações diárias do monitoramento do COVID-19 em Mato Grosso. Essas informações são relativas ao período das 12h do dia anterior até as 12h do dia da publicação (com informações do Governo do Estado).

Em nota enviada ao CenárioMT a Latam explica que a companhia cumpriu todos os protocolos estabelecidos.

Confira abaixo:

A LATAM Airlines Brasil confirma que foi ativado o protocolo de suspeita de enfermidade infectocontagiosa a bordo do voo LA3674 (Brasília – Cuiabá) que chegou ao destino na noite desta quinta-feira (12).

A companhia cumpriu todos os protocolos estabelecidos e, após avaliação do caso, às autoridades sanitárias liberaram o desembarque dos passageiros e tripulantes.

Fonte: https://www.cenariomt.com.br/2020/03/13/suspeita-de-coronavirus-em-aviao-da-latam-deixa-200-passageiros-retidos-no-aeroporto-de-vg/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Sextouuuuuu na TOP FM, e você tá na mesma vibe que a gente?

sex mar 13 , 2020