TCE/MT determina que Prefeitura de Guarantã do Norte (MT) suspenda parceria com a OSCIP

Via Assessoria TCE/MT

Guarantã do Norte (MT). Foto: Divulgação

O conselheiro Moisés Maciel determinou, por meio de medida cautelar, que a Prefeitura de Guarantã do Norte (MT) suspenda imediatamente, a execução de termo de parceria firmado com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Instituto Assistencial de Desenvolvimento (Oscip-IAD).

A Medida Cautelar foi solicitada por meio de uma Representação de Natureza Interna movida pela Secretaria de Controle Externo de Contratações Pública, em razão da perda de qualificação da entidade como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, ocorrida em dezembro de 2019.

Conforme ressaltado pelo relator, o certificado de qualificação da entidade como Oscip, documento expedido pelo Ministério da   Justiça, é necessário para fins de celebração de termos de parceria com o Poder Público.  Além disso, a equipe técnica apontou ainda que o objeto descrito na dispensa de licitação realizada para a celebração do novo termo de parceria é diferente do objeto descrito no primeiro termo, firmado em 2015.

“Os argumentos e provas trazidos pela unidade técnica são capazes de autorizar a concessão da medida cautelar, em razão da presença da probabilidade do direito alegado, visto que não houve verificação, por parte da Prefeitura de Guarantã do Norte, da validade do certificado de qualificação do Instituto Assistencial de Desenvolvimento (IAD) como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público para a celebração do termo de parceria”, sustentou o conselheiro.

No caso, o Instituto Assistencial de Desenvolvimento estava com a situação cassada desde 6 de dezembro de 2019 por decisão irrecorrível do Ministério da Justiça. O município e a Oscip têm cinco dias para que comprovem ao TCE-MT a suspensão determinada e as medidas adotadas para o ingresso dos profissionais de saúde ao quadro de pessoal.

Por Secretaria de Comunicação/TCE-MT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Consulta sobre nova data do Enem começa no dia 20 de junho

qua jun 10 , 2020
Inscritos devem entrar na página do participante para votar Via Agencia Brasil Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou pelo Twitter nesta quarta-feira (10) uma consulta aos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre a nova data para realização […]