TSE promove audiência pública sobre extinção de partidos no dia 29 de junho

Tribunal coletará sugestões sobre cancelamento de registro de legenda e suspensão da anotação de diretório partidário por contas julgadas não prestadas. Audiência será no dia 29 de junho

Via Assessoria TSE

O TSE aumentou o esquema de segurança para acessar o prédio do tribunal neste domingo. Foto: Agencia Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará no dia 29 de junho, a partir das 15h, audiência pública virtual para coletar sugestões para aperfeiçoar o texto da minuta de resolução que regulamenta procedimentos para o cancelamento do registro civil e do estatuto de partido político. A norma também regulamenta a suspensão da anotação de órgãos partidários regionais ou municipais que tenham contas anuais ou eleitorais consideradas não prestadas pela Justiça Eleitoral por decisão transitada em julgado.

O ministro Sérgio Banhos, relator da instrução, conduzirá a audiência pública, que ocorrerá excepcionalmente por meio virtual, em razão das medidas de distanciamento social adotadas pelo TSE como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

A minuta já está disponível para consulta prévia por representantes de partidos políticos, de instituições públicas e privadas, advogados e demais interessados, atendendo ao prazo de 15 dias de antecedência da data da audiência, conforme determina a Resolução TSE nº 23.472/2016, que regulamenta o processo de elaboração de resoluções do Tribunal e a realização de audiências públicas com essa finalidade. O texto tem como base a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6032, bem como o disposto no artigo 73 da Resolução TSE nº 23.604/2019.

Para participar do evento, os interessados devem enviar sugestões por meio do formulário eletrônico disponível no Portal do TSE. Serão recebidas contribuições até as 23h59 do dia 30 de junho. No formulário, também será possível fazer a inscrição para o uso da palavra no dia da audiência pública, observado o prazo de 48 horas de antecedência da hora marcada para o início do evento.

No dia da audiência – destinada exclusivamente à exposição de sugestões –, todas as manifestações serão precedidas de identificação pessoal e respeitarão o prazo improrrogável de cinco minutos. A estimativa é que a audiência dure até duas horas, podendo o tempo ser eventualmente estendido, por decisão do ministro relator. Caso ocorram inscrições de representantes de mais de um órgão do mesmo partido político, terá preferência o representante do diretório nacional.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.

9 thoughts on “TSE promove audiência pública sobre extinção de partidos no dia 29 de junho

  1. you are in reality a good webmaster. The web site loading velocity is incredible.

    It sort of feels that you are doing any distinctive trick.
    Moreover, The contents are masterwork. you have done a fantastic
    task in this subject!

  2. Simply desire to say your article is as astonishing.
    The clearness on your submit is just excellent and i could suppose you are a professional on this subject.
    Fine along with your permission allow me to take hold of your RSS feed to keep up to date with coming near near post.
    Thank you a million and please keep up the enjoyable work.

  3. Its such as you learn my thoughts! You seem to understand a
    lot about this, such as you wrote the guide in it or something.
    I believe that you simply could do with a few percent
    to drive the message house a bit, but other than that, this is wonderful blog.
    A fantastic read. I’ll certainly be back.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Liminar obriga equipamentos de proteção a policiais civis de MT após dois deles serem internados na UTI com Covid-19

seg jun 15 , 2020
Governo deve distribuir máscaras e álcool em gel, fornecer luvas, instalar proteção acrílica nas mesas de depoimentos e contratar empresas para a desinfecção das delegacias. Por TV Centro América A Polícia Civil pediu que o Sindicato dos Investigadores da Polícia de Mato Grosso (Sinpol) entrasse com um pedido na Justiça […]