Unidade do PROCON em Colíder/MT diz que está fiscalizando vendas de álcool em gel e máscaras nos comércios!

Ouça a reportagem com Claudemir Lima
Foto: Google Imagens

CONTEXTO

Devido á pandemia do coronavirus, a venda de álcool em gel nas prateleiras dos supermercados, farmácias e mercearias estão sendo muito procurados. O aumento da procura se deu porque as grandes mídias de TV’s, youtubers e sites, passaram a evidenciar dicas de como lavar as mãos para evitar o contágio do covid-19. E na maiorias das dicas estão a utilização do álcool em gel. Em algumas dicas, os especialistas aconselham a lavar as mãos com água e sabão, porque, segundos eles, apresentam igual o melhor eficiência.

O que se viu foi a procura intensa pelo álcool em gel, e a procura fez aumentar o preço. A matemática é simples e trata-se da lei da oferta e procura: muita gente procurando um determinado produto faz aumentar o preço, pois começa a faltar. E se falta no mercado, obriga as fábricas a produzirem com mais rapidez tais produtos.

ATUAÇÃO DO PROCON/MT

Mas numa situação delicada que estamos vivendo, um órgão de fiscalização como o PROCON (Proteção e Defesa do Consumidor) interfere para evitar abusos de preços. Em Colíder, o PROCON, em consonância ás determinações superiores, diz que “os fornecedores devem apresentar ao órgão de proteção e defesa do consumidor documentos que comprovem os preços praticados antes e depois dos registros de casos de pacientes com COVID-19 no Brasil” (http://www.procon.mt.gov.br)

A coordenadora da unidade de Colíder/MT reforça a atuação de fiscalização. Fernanda Soares, informa que “nós do PROCON Municipal já notificamos as farmácias para que prestem esclarecimentos referente a venda do álcool em gel e as máscaras, a pedido do Ministério público, por meio de uma notificação recomendatória. Notificamos os comerciantes para que também preste esclarecimentos referente a venda destes produtos. Estamos no aguardo destas respostas”, finaliza.

As denúncias podem ser formalizadas presencialmente ou pelo e-mail [email protected] ou [email protected] (informando a cidade e nome do ponto de vendas).

Telefones disponíveis para dúvidas e denúncias: (66)3541-1658, (66)99692-7500(José Carlos Donadia /Assessor Jurídico) ou (66)99614-4414 (Fernanda Soares/Coordenadora Procon de Colíder/MT).

Reportagem e redação: Claudemir Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Next Post

Registros de ocorrências serão apenas pela Delegacia Virtual

seg mar 23 , 2020
Unidades policiais atenderão casos urgentes, como flagrantes e crimes graves A Polícia Civil de Mato Grosso comunica que a partir deste sábado (21.03), o formato para o registro de boletim de ocorrência de qualquer natureza será feito apenas por meio eletrônico, pelo site da Delegacia Virtual, ficando restrita a ida à […]